playlist Music

terça-feira, 10 de agosto de 2021

NEIL SWAINSON QUINTET - 49th PARALLEL (Real to Reel)

Para um lançamento de arquivos do jazz, você necessita de uma história de fundo. O selo Real to Reel é diligente em relação a histórias de fundo. Em 1987, Neil Swainson, um baixista de primeira na cena jazzística de Toronto, realizou um ambicioso plano para seu primeiro (e único encontro) álbum como líder: Contratou o trompetista Woody Shaw (com quem Swainson tinha trabalhado) e o saxofonista tenor Joe Henderson (com quem ele nunca tinha se encontrado). Uso seguro, canadenses familiares na seção rítmica (pianista Gary Williamson, baterista Jerry Fuller). Compôs algumas músicas com abertura de solos de baixo.

Nos dias 02 e 03 de Maio de 1987, no Studio 306, em Toronto. Henderson não compareceu no dia 02 de Maio (Ele era famoso por tal comportamento). Ele aparece em quatro das sete faixas. Todas as sete são maravilhosas. O CD foi lançado pela Concord em 1988. Foi relançado em CD, LP e download e tem uma nova faixa, “Labyrinth”.

Shaw estava funcionalmente cego no tempo da gravação (ele morreria dois anos depois aos 44 anos). Ele não podia ler música e tinha que aprender as músicas por memorização. Ele toca demais. Desde a sua primeira fanfarra e floreio na abertura da faixa título, ele chama a atenção. Cada solo que ele assume é pleno de elevações de canções dentro de canções.

Nas peças com os dois instrumentos de sopro, Henderson sola primeiro. Ele sempre dá uma guinada a partir dos centros das composições de Swainson (que são interessantes e inteligentes) e apara as arestas. O ponto alto é a única balada, “Don’t Hurt Yourself”. Swainson concede-a inteiramente a Henderson, que serpenteia ao redor dela por quase nove minutos. Ele soa voluptuoso, ainda que casual, como se ele estivesse interpretando a música como se fosse sua vida. De fato, Swainson mostrou-lhe a balada no piano no estúdio, antes da primeira e única tomada.

Faixas: 49th Parallel; Port Of Spain; Southern Exposure; On The Lam; Don't Hurt Yourself; Homestretch.

Músicos: Neil Swainson: baixo acústico; Gary Williamson: piano; Jerry Fuller: bateria; Woody Shaw: trompete; Joe Henderslon: saxofone tenor.

Fonte: THOMAS CONRAD (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: