playlist Music

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

ORRIN EVANS - THE MAGIC OF NOW (Smoke Sessions)

Como um líder, Orrin Evans parece extraordinariamente sem ego. Ele não compõe para exibir seus talentos instrumentais, ou move os solos para maratonas. Ele não realiza o primeiro solo na maioria do tempo. Em vez disto, seus álbuns, felizmente, coloca nos holofotes os seus companheiros de sessão, para a amplitude que “The Evolution of Oneself”, em seu trabalho com trio, em 2015, é mais parecido contando com o baixo de Christian McBride  e com o piano de Evans.

Tudo isto para expor porque um ouvinte escutando “The Magic of Now”, sem qualquer informação, deve assumir que é uma sessão do altoísta Immanuel Wilkins. Algo disto, claro, deriva a voz distinta de Wilkins e estilo dominante, uma combinação que fez do jovem saxofonista alguém dos mais brilhantes de sua geração. Porém, é também porque Evans está mais que feliz para dar campo para Wilkins soprar. Na música de Mulgrew Miller, “The Eleventh Hour”, Wilkins atua na primeira metade da faixa, trabalhando fora do fervoroso toque da bateria de Bill Stewart girando, freneticamente, o solo vocalizado no postbop para o qual Evans contribui apenas com o acorde ocasional (o baixista Vicente Archer não volta até o último minuto). Wilkins também contribui com três das oito faixas do álbum, entre elas “The Poor Fisherman”, uma balada melancólica com um senso clássico de harmonia, e um número Ellingtoniano em tempo médio chamado “Momma Loves”.

Isto não significa que Evans dispende todo seu tempo nos bastidores. Ele domina completamente “Libra”, a canção mais cativante do álbum, oferece um solo dinâmico, que primorosamente apresenta a expressiva condução de Stewart, enquanto o piano, parcialmente, em “The Eleventh Hour” não apenas emparelha a incendiária improvisação de Wilkins, mas ocasionalmente a ultrapassa. Porém, os melhores momentos do álbum vêm na faixa “Levels”, onde a interação entre os quatro é tão incandescente, que é difícil não se maravilhar com a mágica do momento.

Faixas: Mynah; The Eleventh Hour; Libra; The Poor Fisherman; MAT-Matt; Levels; Momma Loves; Dave.

Músicos: Orrin Evans: piano; Vicente Archer: baixo; Bill Stewart: bateria; Immanuel Wilkins: saxofone.

Fonte: J.D. CONSIDINE (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: