playlist Music

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

PATRICIA BRENNAN – MAQUISHTI (Valley Of Search)

A tonalidade simples da marimba e vibrafone de Patricia Brennan convoca o conceito de liberdade. É uma das razões pela qual a percussionista intitulou sua estreia em álbum de “Maquishti”, uma palavra da linguagem Nahuatl— usada em partes central e do sul do Mexico, incluindo o Estado natal de Brennan, Veracruz—que significa liberação. Uma singular espécie de independência brilha através de cada uma das 12 peças originais do álbum.

Abrindo com “Blame It”, a música introduz o vibrafone de Brennan, usando quantidades moderadas de reverberação e amortecimento para exibir o elevado instrumento, mas de personalidade familiar. A melodia, entretanto, demonstra o envolvimento de liberdade de Brennan e metamorfoseia a dissonância esparsa para a distinção moderna com configurações cromáticas. “Solar” aparentemente constrói estas qualidades, com a peça improvisada imediatamente apresentando um fluxo equilibrado solto e frenético de notas com centros de mudanças tonais. A integração gradual de efeitos adicionais—notas decompostas com carater similar a suaves sinais sonoros de um radar— promove quase uma ambiência discrepante. “Point Of No Return” incorpora aglutinantes trechos trepidantes e desconcertantes dados à qualidade da performance de Brennan, enquanto expande o conceito de que o som de um vibrafone pode criar.

Conforto com longos silêncios e ápices lentamente construídos com toques magistrais típicos de Brennan como uma improvisadora. Porém, suas performances mais convencionais—como em “Derrumbe De Turquesas”—são apenas tão criativas e impactantes que impregna “Maquishti” com uma bela festança.

Faixas: Blame It; Solar; Improvisation VI; Sonnet; Episodes; Improvisation III; Magic Square; Improvisation VII; I Like For You To Be Still; Point Of No Return; Away From Us; Derrumbe De Turquesas. (56:42)

Músicos: Patricia Brennan, vibrafone, marimba.

Fonte: Kira Grunenberg (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: