playlist Music

domingo, 1 de agosto de 2021

ROGER KELLAWAY – THE MANY OPEN MINDS OF ROGER KELLAWAY (IPO Recordings)

Desaprovar o pianista Roger Kellaway? Você deve estar brincando. Descrever Roger Kellaway? Esta é uma aposta razoável, muito mais do que aconselhável. Kellaway, que está na casa dos 80 anos, isto é, como está sendo escrito, encorpa a exuberância ilimitada, poder criativo e técnica impecável de qualquer instrumentista de meia idade, tudo apresentado infalivelmente em “The Many Open Minds of Roger Kellaway”, gravado em concerto, anos atrás, no “Jazz Bakery” em Los Angeles e lançado no 80º aniversário de Kellaway, em 1 de Novembro de 2019.

Acompanhado neste particular círculo por um par de pesos pesados, o guitarrista Bruce Forman e o baixista Dan Lutz, Kellaway guia o trio através dos seus passos em cinco familiares standards do jazz e um reforço de músicas a partir do cancioneiro norte-americano, "Have You Met Miss Jones" de Rodgers e Hart e "Night and Day" de Cole Porter, gerenciando descobertas de algo renovado e memorável em cada uma, durante uma revigorante sessão, que dura levemente mais que uma hora. Os temas de jazz incluem "52nd Street Theme" de Thelonious Monk e "Doxy" de Sonny Rollins , "Take Five" de Paul Desmond, "Take the 'A' Train" de Billy Strayhorn e "Caravan" de Juan Tizol.

Talvez a sublime capacidade artística de Kellaway pode ser melhor descrita como um pós Oscar Peterson, assim ninguém, desde a morte de OP, reinou sobre o piano com total magnificência ou autoridade. No tempo, é bastante intimidante, nenhuma acentuação bastante intuitiva, nenhuma cadência bastante apropriada à rápida transcendente maestria de Kellaway no teclado. Em breve, parecerá não ser nada, musicalmente falando, ele não pode fazer enquanto sentado ao piano. Se há, não é, certamente, evidente aqui. Quaisquer questões sobre destreza são rapidamente colocadas para o resto em "52nd Street Theme", conforme Kellaway e seus companheiros eclodiram a partir da abertura do portão no estilo de velocidade arriscada, que se ajustou ao melhor de Peterson, e o solo formidável do líder é reminiscente ao seu mestre. Como se para provar que não é um truque, Kellaway inicia "Miss Jones" com uma longa introdução desacompanhada, que é um modelo de sagacidade e elegância. A bem executada "Train" de Strayhorn, outro destaque, com se um trem deixasse a estação em um incomum movimento lento e basicamente mantém esta velocidade até o fim para colorir sua jornada, dando a Lutz uma oportunidade para exibir seu afiado e ressonante baixo e Forman sua guitarra ágil e melódica. "Caravan" traz tudo para preencher o círculo, assim como Kellaway demonstra uma vez mais sua habilidade manual como Peterson.

Isto não implica que qualquer coisa a mais neste concerto brilhante e agradável é menos que superlativo, como isto claramente deixa escapar. Como os trabalhos em trio seguem, Kellaway e seus colegas têm estabelecido parâmetros excessivamente altos e ousados para quaisquer aspirantes que tentam medi-los.

Faixas : 52nd Street Theme; Have You Met Miss Jones; Doxy; Take Five; Take The 'A' Train; Night And Day; Caravan.

Músicos : Roger Kellaway: piano; Bruce Forman: guitarra; Dan Lutz: baixo.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: