playlist Music

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

SOMETHING BLUE – MAXIMUM ENJOYMENT (Posi-Tone)

O produtor Marc Free realizou seu objetivo de relembrar o período triste dos anos 1950, capturando suas nuances, enquanto construindo um álbum acessível e aprazível com um sexteto que pinta com amplos e intricados ataques, conta uma estória e fica estranho.

Da primeira nota do saxofone alto de Alexa Tarantino durante a abertura, “Slick”, para a magistral harmonia de Art Hirahara em “Aoi Blu” e o baterista Rudy Royston deixando a batida da abertura na faixa de encerramento, “New Direction”, os ouvintes sabem que alguma coisa se deslocou em boa forma. Se existe uma abertura entre este período melancólico e hoje, este álbum faz qualquer ponte surgir na baía.

O trombone de Nick Finzer exsuda fervor fluido na abertura, e o sexteto agita “Coppertone”, com a linha do baixo e ao centro è a frente no meio de uma melodia cativante com o toque harmônico dos saxofonistas Tarantino e Sam Dillon. Uma vibração suave marina em “Stunts And Twists”, a abertura cristalina de Hirahara, as pontuações do baixista Boris Kozlov, os sibilos de Royston e as acentuações de Finzer estabelecem o humor para Tarantino e Dillon misturarem tonalidade e cor, criando complexidade em camadas.

Algumas das composições, aqui, foram originadas nos lançamentos iniciais da Posi-Tone, e outros foram recentemente escritos por Hirahara, Royston, Dillon e Tarantino. Há, possivelmente, um modo mais sofisticado de dizer “Maximum Enjoyment (NT: Máximo Prazer) ”, apresentado no seu título como promessa. Porém, a habilidade para reunir estes instrumentistas por parte de Free merece aplausos para criar música memorável, que soa moderna, enquanto permanencendo fundamentado em algo antigo, familiar e intrigante.

Faixas: Slick; Coppertone; Stunts And Twists; Aoi Blu; Overcooked; Vast; Breeze; Cluster Funk; Shift; Why Aren’t You Excited; New Directions. (54:10)

Músicos: Alexa Tarantino, saxofone alto; Nick Finzer, trombone; Sam Dillon, saxofone tenor; Art Hirahara, piano; Boris Kozlov, baixo; Rudy Royston, bateria.

Fonte: Michele L. Simms-Burton (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: