playlist Music

terça-feira, 24 de agosto de 2021

STIRRUP +6 - THE AVONDALE ADDITION (Cuneiform)

O cellista Fred Lonberg-Holm, o baixista Nick Macri e o baterista Charles Rumback —o formidável trio que compõe o núcleo do Stirrup —esteve no centro da desafiadora classificação da cena de Chicago por anos, executando uma escala de cores do jazz e de uma miríade de subgêneros de música improvisada ao rock centrado na experimentação. No seu quarto e último álbum, “The AvondaleAddition”, o trio reúne forças com um notavelmente diverso e hábil grupo com seis membros: daí o +6.

Com Jen Clare Paulson (viola), Zoots Houston (eletrônica), Keefe Jackson (palhetas), Russ Johnson (trompete), Peter Manu (guitarra, violino) e Mars Williams (palhetas) na batalha, Stirrup+6 conduz o ouvinte na jornada com predomínio de passagens extensas e imprevisíveis. Composicional e improvisadamente, as sete peças que constituem “ The Avondale Addition” são requintadas. Mesmo os momentos dissonantes são preenchidos com tensão, que emprestam vibrações descontraídas.

É um milagre menor este trabalho ao vivo, gravado em 2017, no Elastic Arts em Chicago. A fluidez e química aparecem sem esforço a partir das primeiras notas gritantes de “Song for Salim”. Clangor e algazarra rapidamente dão preferência ao maravilhoso casamento construído entre linhas melódicas e seções estruturalmente intricadas, que gloriosamente desfraldam sobre uma faixa contagiante com 11 minutos de duração. Esta primeira faixa estabelece a entonação para “The Avondale Addition”, do qual a maioria é composta, mas também permite a livre improvisação. Sob a firme direção de Lonberg-Holm como operador de “lightboxoperator” (operador de mesa de luz) [em vez de tocar, ele usa um sistema baseado na luz e cartões de sinalização para conduzir o grupo], cada instrumentista tem a mesma força, trazendo outra voz melodiosa ao programa.

Extenso e hipnótico com refluxos e fluxos em abundância, Stirrup+6 em “The Avondale Addition” exibe a entrega presente, que mantém a cena jazzística de Chicago.

Faixas

1.Song for Salim 11:00

2.Salt Lines 08:41

3.Floating Melody 08:34

4.Insen for Yonsei 07:35

5.Little Spots 07:39

6.Rodney's Last Ride 09:04

7.Domi's Dream 07:50

 Músicos: Fred Lonberg-Holm - lightboxoperator de (operador mesa de luz); Nick Macri– baixo; Charles Rumback – bateria. (+ 6): JenClarePaulson – viola; Zoots Houston – eletrônica; Keefe Jackson – palhetas; Russ Johnson – trompete; PeterMaunu - guitarra, violino; Mars Williams – palhetas.

 Fonte: BRAD COHAN (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: