playlist Music

domingo, 19 de setembro de 2021

DAVE STRYKER WITH BOB MINTZER & THE WDR BIG BAND – BLUE SOUL (Strikezone Records)

A alemã WDR Big Band tem recepcionado uma grande variedade de músicos tais como Fred Hersch, Michel Camilo, Ambrose Akinmusire e Jimmy Heath como solistas convidados ao longo dos anos. Nesta ocasião, eles providenciaram um revigorante cenário para a guitarra flexível e comovente de Dave Stryker.

O repertório deste CD encontra Stryker e a banda enfrentando uma combinação dos sucessos clássicos do pop e soul e composições inéditas do guitarrista, todas arranjadas e conduzidas pelo saxofonista Bob Mintzer. A fácil destreza de Stryker, exibindo a influência de George Benson e Wes Montgomery, soa particularmente bem, saltando momentos suaves dos instrumentos de sopro de "Trouble Man" de Marvin Gaye e "What's Going On", enquanto, por baixo, ferve lentamente o órgão de Billy Test. No clássico "Wichita Lineman" de Jimmy Webb as passagens do guitarrista são mais espessas, com entonação com sabor country conforme ele viaja em um ritmo levemente valseado, preenchido com cores aquecidas dos metais. Os arranjos de Mintzer para estas músicas permanecem próximas dos originais, mas ele muda um pouco as coisas com "When Doves Cry" de Prince, sendo a corrida da banda através da música em tempo rápido. À frente deles, Stryker corre sobre a melodia antes de tomar um solo em redemoinho com Test, outra vez, providenciando o suporte para o órgão intimista.

As próprias composições de Stryker são peças de jazz úteis, dando cor e profundidade aos arranjos de Minzter. "Came To Believe" carrega um belo bocado e tensão na combinação do brilho de Minzter, cortante arranjo do instrumento de sopro e escavando de forma emaranhada a habilidade de Stryker. "Shadowboxing" apresenta uma conversação vigorosa entre as seções de palhetas e dos metais, enquanto "Blues Strut" é uma alegre passagem com o passeio da guitarra proximamente no topo dos disparos blueseiros da banda. Emparelha adequadamente com "Stan's Shuffle" de Stanley Turrentine, uma versão mais emotiva de um balanço dançante de um ritmo suingante firme estabelecido pelo baixista John Goldsby e pelo baterista Hans Dekker.

Stryker é o solista destacado neste álbum, mas diversos membros regulares da orquestra têm momentos fortes também. Andy Hunter tem uma adorável virada no trombone em "Wichita Lineman", o saxofone alto de Karolina Strassmayer flui com alma em "What's Going On" e Johan Horlen toca seu alto com bela sinuosidade em "Came To Believe" e "When Doves Cry". O maestro Mintzer contribui com algumas das mais duríssimas batidas nas músicas em si com seu sanguíneo tenor em "Aha", "Blues Strut" e "Stan's Shuffle".

Dave Stryker e a WDR Big Band constitui um fino time, combinando uma sessão estimulante e agradável com a liderança da guitarra em uma big band de jazz tocando com estilo e prazer.

Faixas: Trouble Man; Aha; What’s Going On; Came to Believe; Blues Strut; When Doves Cry; WichitaLineman; Shadowboxing; Stan’s Shuffle.

Músicos: Dave Stryker: guitarra; Bob Mintzer: saxofone; Wim Both: trompete; Rob Broynen: trompete; Andy Haderer: trompete; Ruud Breuls: trompete; Johan Horlen: saxofone alto; Karolina Strassmayer: saxofone alto; Olivier Peters: saxofone tenor; Paul Heller: saxofone tenor; Jens Neufang: saxofone barítono; Ludwig Nuss: trombone; Raphael Klemm: trombone; Andy Hunter: trombone; Mattis Cederberg: trombone; Billy Test: piano; John Goldsby: baixo; Hans Dekker: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=b9Od-QOo650

Fonte: Jerome Wilson (AllAboutJazz)



 

Nenhum comentário: