playlist Music

domingo, 26 de setembro de 2021

ENRICO PIERANUNZI & BERT JORIS – AFTERGLOW (Challenge Records)

Enrico Pieranunzi é um pianista multidimensional e compositor, mas quando ele está com espírito suavizado ele pode lembrar do falecido, o grande Henry Mancini, e não apenas sua herança italiana. Pieranunzi é um músico de jazz, classicamente treinado, considerando que Mancini foi um compositor de trilha sonora treinado no jazz como um presente enviado pelo céu por grandes canções, "Moon River" e "Baby Elephant Walk" entre elas. Pieranunzi, também, pode escrever melodias que são adoráveis e cativantes. Como Mancini, ele também traz uma qualidade cinemática para seu trabalho, um efeito lateral, talvez, do seu tempo com músicos regulares de sessões de Ennio Morricone, e tem, de fato, composto trilhas sonoras para vários filmes, tão bem quanto gravar álbuns de homenagem a Morricone e ao diretor Federico Fellini. Esta disposição de cenários brilha através de baladas miniaturizadas em “Afterglow”, álbum em duo de Pieranunzi com o trompetista, compositor e arranjador belga, Bert Joris.

Esta não é a primeira vez que Pieranunzi e Joris atuaram juntos. Eles, anteriormente, estiveram juntos com a Brussels Jazz Orchestra, para realizar “The Music Of Enrico Pieranunzi (W.E.R.F., 2015), para o qual Joris arranjou oito composições de Pieranunzi. Este tocou piano no disco e Joris assumiu todos os solos de trompete. O álbum foi bem recebido e adequadamente intitulado de “Afterglow”, gravado no final de 2018, que é uma versão subsidiária.

O melodismo está à frente em “Afterglow”, incluindo a relativamente abstrata "Five Plus Five" e "Freelude". A maioria das peças foi escrita por Pieranunzi, com Joris compondo duas. Os arranjos são básicos. Os temas são determinados, solos breves ou passagens contrapontuais seguem, temas são reafirmados e a produção é minimalista, também. Nas notas para o disco, o produtor Jasper Somsen escreve que a única coisa que ele e o engenheiro Floren Van Stitchel sentiram a necessidade de fazer: "Ouça. Nós simplesmente protegemos o processo".

Menos é muitas vezes mais, e “Afterglow” é um bom exemplo disto. Músicas firmes, performances polidas, qualidade sonora límpida. Um álbum otimista com a abordagem para um novo ano.

Faixas : Siren’s Lounge; Afterglow; Millie; Cradle Song For Mattia; Five Plus Five; Anne April Sang; Freelude; What’s What; How Could We Forget; Not Found; The Real You.

Músicos: Enrico Pieranunzi: piano; Bert Joris: trompete.

Fonte: Chris May (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: