playlist Music

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

GRETCHEN PARLATO - FLOR (Edition)

Voltando aos anos 2000, a vocalista e compositora Gretchen Parlato parecia preparada para ser “a próxima coisa grande” entre uma completa paisagem jazzística. Apreciada junto a futuros luminares como Robert Glasper, Vijay Iyer, Rudresh Mahanthappa, Linda May Han Oh e Esperanza Spalding, com credenciais, Parlato estava em boa condição. Filha e a neta de músicos, ela venceu, em 2004, a competição Monk e juntou-se a uma dúzia de jazzistas pesos pesados. Suas interpretações singularmente reflexivas do material, que vai de “Blue in Green” de Miles a “Butterfly” de Herbie a canções de Björk e Mary J. Blige, ganhou imenso respeito. Então, brevemente, após o lançamento da sua gravação, nominada ao Grammy, em 2013, “ Live in NYC”, ela fez algo que nenhum dos seus estimados parceiros fariam: Ela desapareceu. Se foi com raros vestígios. Parlato tinha um filho com seu marido, o baterista Mark Guiliana, e por vários anos ela se devotou completamente à maternidade.

Flor, que chega após um par de anos de concertos e contratações (e provavelmente um importante ano de quarentena), retoma direto do ponto onde sua carreira impressionante parou. Ao contrário do convite a você planar com o espírito e palavras de uma canção, Parlato oferece uma abordagem mais introspectiva. Seu canto sonda os ritmos e harmonias da canção tão bem quanto suas letras, rearranjando cada suporte de sua própria visão e criando um efeito similar de bossa nova e outros estilos sóbrios. 

A interpretação de Parlato para “Sweet Love” de Anita Baker é o destaque de “Flor”. Sua tomada é mais suave, mais ritmicamente complexa, e construída menos em torno do desejo do que da ambição. Outras canções continuam sua investigação de gêneros brasileiros e alguma, como “Wonderful”, não surpreendentemente demonstra um interesse em música para crianças, um gênero que ela provavelmente ouviu um pouco em anos recentes.

Faixas

1. É Preciso Perdoar 5.56

2. Sweet Love (apresentando Gerald Clayton) 4.11

3. Magnus (apresentando Magnus, Thaddeus e Ashley Thompson) 4.10

4. Rosa 4.32

5. What Does a Lion Say? 5.55

6. Roy Allan (apresentando Airto Moreira) 4.11

7. Wonderful (apresentando Gerald Clayton e Mark Guiliana) 6.02

8. Cello Suite No. 1, BWV 1007 : Minuet I / II 5.48

9. No Plan (apresentando Mark Guiliana) 5:57

 Músicos: Gretchen Parlato : voz; Marcel Camargo : guitarra e diretor musical; Artyom Manukyan : cello; Léo Costa : bateria e percussão

Convidados: Mark Guiliana – bateria; Gerald Clayton –piano; Airto Moreira – voz e percussão.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=yyRh6hxTr9w

Fonte: MARTIN JOHNSON (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: