playlist Music

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

LARRY CORYELL & PHILIP CATHERINE - JAZZ AT BERLIN PHILARMONIC XI : THE LAST CALL (ACT)

Gravado no Philharmonie Berlin em 24 de Janeiro de 2017, durante uma série de duos honoríficos. Esta foi a última performance ao vivo do guitarrista Larry Coryell, ele faleceu menos que um mês depois em Nova York. O trabalho reunificou Coryell com o guitarrista Philip Catherine, cujo relacionamento com o estadunidense data dos anos 1970, quando eles tocaram juntos no mesmo espaço (Catherine atuando como convidado no grupo Eleventh House de Coryell) e gravou um par de álbuns em estúdio e um ao vivo (que também apresentou o pianista Joachim Kühn).

Quatro das sete músicas de “The Last Call” apresenta Coryell e Catherine em um formato em duo—Coryell na guitarra acústica, Catherine na guitarra elétrica, seguida por emparelhamentos de Catherine e o pianista Jan Lundgren (“Embraceable You” de Gershwin), Coryell com o baixista Lars Danielsson ( “Bags’ Groove” de Milt Jackson), uma real novidade. Ao final, o trompetista Paolo Fresu une-se à banda completa para uma tomada extensa no standard “On Green Dolphin Street”.

Contando com uma única faixa com a banda completa, enquanto abre novas veredas, perde algo da intimidade que caracteriza a música anterior, especialmente os duetos de guitarra. Os estilos de interpretação de Coryell e Catherine são marcadamente diferentes—Coryell guina da ternura ao feérico facilmente, enquanto Catherine prefere uma abordagem de um esquema à la Django, floreios dramáticos alternando com reflexões introspectivos. Até o momento eles foram completamente simpáticos nestas jams: Na maioria dos momentos sublimes, particularmente durante sua leitura extasiante de “Manhã de Carnaval” de Luiz Bonfá e Antônio Maria, as guitarras dançam juntos organicamente. Eles devem, às vezes, tomar caminhos divergentes para afirmar a si mesmo, mas nunca antes estes dois indivíduos disciplinados estão fechados.

A despeito de ser quase decepcionante ao final, um ouvinte não pode prevenir, mas surpreender-se com o final, encontrando o quinteto completo para arranjar uma seção de estúdio tão boa.

Faixas

1 Miss Julie (Larry Coryell) 07:14

2 Homecomings (Philip Catherine) 06:58

3 Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá & Antônio Maria) 07:07

4 Jemin-Eye’n (Larry Coryell) 05:28

5 Embraceable You (Geoge Gershwin) 04:54

6 Bags’ Groove (Milt Jackson) 06:43

7 Green Dolphin Street (Oscar Peterson) 09:31

 Fonte: JEFF TAMARKIN (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: