playlist Music

sábado, 25 de setembro de 2021

PETER BRöTZMANN - I SURRENDER DEAR (Trost)

A abordagem de Peter Brötzmann no saxofone tenor e vários outros instrumentos de palheta não invocam caracteristicamente o adjetivo de “lírico”. Isto em muitos dos seus álbuns, embora, “Never Too Late but Always Too Early” de 2003 transpire uma qualidade sentimental. As notas para o disco do saxofonista escalam o sopro livre em uma luz mais reflexiva. Consequentemente, embora a ideia de Brötzmann seja tocar standards de jazz como “I Surrender Dear” e “Lover Come Back to Me” deva parecer como uma impossibilidade, os seguidores do Brötzmann não ficariam surpresos.

Claro, “I Surrender Dear” é um recital solo, não uma sessão com, digamos, um tradicional trio de piano. Isto sozinho garante que estas joias serão apresentadas com uma singular dose de introspecção. Durante grande parte da sessão, Brötzmann renuncia sua força tempestuosa em ataque altíssimo em favor de um vigoroso som do tenor com sutil vibrato. Ele toca refletidamente, pausando regularmente entre frases de forma que relembra a qualidade hesitante de Thelonious Himself de Thelonious Monk. Após um pouco deste caminho dinâmico lânguido, inicia-se o sentimento limitado, assim como ele finalmente     se encerra em um acompanhamento improvisado no original “Dark Blues”, que vem como um relevo.

A segunda metade do álbum capta o passo com “Sumphin’” de uma sessão de Dizzy Gillespie/Sonny Rollins dos anos 50, oferecendo um dos momentos mais definitivos. Após dois minutos de sopro áspero, Brötzmann assenta-se no tema blueseiro com uma execução limpa e gutural, encerrando com um sussurro. Esta faixa imediatamente segue “Brozziman” de Misha Mengelberg, que inicia com um destes suntuosos gritos matadores. A sequência habilmente coloca os mundos de Brötzmann lado a lado. Se esta dicotomia não é satisfatória o bastante, o álbum também inclui uma tomada furtiva em “Nice Work If You Can Get It”.

Faixas

1 I Surrender Dear 4:39

2 Lover Come Back To Me 4:18

3 Lady Sings The Blues 6:05

4 Con Alma 3:23

5 Nice Work If You Can Get It 3:18

6 Dark Blues 4:54

7 Improvisation Über Ein Thema Von Bach 1:29

8 Churchsong 3:14

9 Sumphin' 4:39

10 Brozziman 3:25

11 Ballade / Love Poem Nr. 7 / Blues 10:25

12 I Surrender Dear 7:15

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=WPBKlcwlCbc

 Fonte: MIKE SHANLEY (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: