playlist Music

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

RICH PERRY - HAPPY DESTINY (SteepleChase)

Em seu 26º (!!!!) lançamento pela SteepleChase, o saxofonista tenor Rich Perry apresenta, outra vez, melodiosa e suave gravação, que desafia a convenção. Perry não se preocupa com tendência, situação, tema ou possível inspiração. Em vez disto, ele simplesmente enrola as suntuosas e desejosas composições, interpretadas por um quarteto de craques de Nova York, incluindo o baterista John Riley, o pianista Gary Versace e o baixista Jay Anderson. Perry é uma voz de maestria e boa acolhida da suprema lógica e candura Zen. As dez faixas de “Happy Destiny” espirala, reflexivamente, como uma flor desabrochando preguiçosamente, despertando lentamente no jardim, uma floresta noturna decantando para um longo encantamento da atividade do reino animal. Para o ouvinte, isto iguala a música a um relaxamento total.

Cada composição é um gesto sem pressa, cada performance é uma joia de um momento de reflexão, de suaves manobras e música que atravessa as linhas dos compassos como um sonho. O firme e fragmentado sentimento de “Iron Buddha” inicia com levitação de todos do quarteto. “Everything Hurts” suporta uma pulsação dois por quatro, e “Recoleta” com passos atrás da névoa com algumas canções de ninar adultas. “Luft” investiga mais profundamente o estado do sonho, com a enunciação de Anderson e as escovinhas de Riley pintando uma tela escura com Perry lisonjeando as impressões como Shorter. Repentinamente, nós estamos suingando firme no portal de “Rebellion Dawgs” com sua circular melodia liderando um solo de Perry, que ascende, gira à esquerda e ascende outra vez. Com sua habilidade para flutuar acima do redemoinho, a liderança é notável. O cansaço retorna em “Iron Buddha 2” com outra pulsação ampla em dois por quatro em “Plant Based”, que nos conduz à quixotesca faixa título e o encerramento, “Long Dark Spring”, uma aceitação de tudo que passou, boas e ruins.

Impossível saber o que conduziu para esta manifestação confortável e próxima ao silêncio, mas “Happy Destiny” é uma beleza, um humilde solavanco de uma perfeição musical.

Faixas

01 Iron Buddha

02 Everything Hurts

03 Recoleta

04 Luft

05 Rebellion Dawgs

06 Iron Buddha 2

07 Plant Based

08 Happy Destiny

09 Happy Destiny Part 2

10 Long Dark Spring

Músicos: Rich Perry - sax tenor; Gary Versace – piano; Jay Anderson – baixo; John Riley - bateria

Fonte: KEN MICALLEF (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: