playlist Music

terça-feira, 5 de outubro de 2021

AMIR ELSAFFAR / RIVERS OF SOUNDS - THE OTHER SHORE (Outnote)

Talvez, seja uma extensão fazer esta comparação, mas as ricas texturas criadas por Amir ElSaffar com os 17 componentes da Rivers of Sound Orchestra relembram o som expansivo reunido por Gil Evans e Miles Davis em “Sketches of Spain”. Composição e improvisação executam os mesmos papéis em “The Other Shore”, ao ponto em que a linha entre os dois vem a ser irrelevante e a performance em si vem a ser mais absorvente. Chamar o grupo de orquestra é apropriado, pois há o efeito de um sentimento sinfônico em toda parte da sua música.

Claro, o material-fonte, aqui, é vastamente diferente a partir de obras-primas de Davis/Evans. O trompetista Iraquiano-Americano, ElSaffar, tornou-se qualificado, combinando a improvisação do jazz com formas arábicas através de diversos álbuns com grupos menores e um lançamento anterior com a Rivers of Sound. “The Other Shore” apresenta saxofones (tenor, alto e baixo), clarinete, duplas palhetas e vibrafone, compartilhando espaço com ouds, mridangam e buzuq. Em adição à sua rica entonação no trompete, ElSaffar também realiza um vocalise arábe e solos no santur, um xilofane iraquiano martelado. A combinação de instrumentos do Ocidente e do Oriente Médio cria um amplo espectro de harmonias, ouvidas melhor na abertura de “Transformations”, quando a melodia incorpora apresentações microtonais.

Várias faixas são como suítes em si, durando entre 13 e 16 minutos, e movendo-se através de aberturas em rubato, pausas férteis e ostinatos que balançam, não importa como o ritmo seja dividido. Um dos melhores exemplos do mencionado vem em “March”, onde a seção rítmica mantém o ânimo tão virtualmente como cada instrumentista flutua para a superfície para colorir o som. Quando ElSaffar diz que ele quer ir além das ideias da cultura e realizar “ um modelo musical que abrace uma grande quantidade de expressões musicais”, esta frase é o que ele claramente quer dizer e tem sucesso.

Faixas

1.Dhuha 12:50

2.Transformations 09:54

3.Reaching Upward 16:29

4.Ashaa 15:24

5.Concentric 05:11

6.Lightning Flash 08:53

7.March 06:00

8.Medmi 04:15

 Músicos: Jason Adasiewicz : vibrafone;Tareq Abboushi: buzuq;Naseem Alatrash: cello;Fabrizio Cassol : safone alto; Carlo De Rosa : baixo acústico; Amir ElSaffar : trompete, santur, vocal;Dena El Saffar : violin/joza; John Escreet : piano;Ole Mathisen : saxofones tenor e soprano; Tim Moore : dumbek, naqqarat, frame drums; Miles Okazaki : guitarra; JD Parran : saxofone baixo, clarinete; Mohamed Saleh: oboé, English horn; Rajna Swaminathan :mridangam; Zafer Tawi : oud, nay;Nasheet Waits : drums;George Ziadeh : oud

Fonte: MIKE SHANLEY (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: