playlist Music

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

DAVE WECKL BAND – LIVE IN ST. LOUIS AT THE CHESTERFIELD JAZZ FESTIVAL 2019 (Autumn Hill)

Sessenta e um anos com a reputação bem reconhecida de Dave Weckl como participante de um time estelar de jazz/fusion, o baterista realizou numerosas gravações e excursionou como acompanhante, um longo período com o falecido Chick Corea, baterista de sua escolha, e coleciona aparições ao vivo com sua própria banda autointitulada. Gravado na cidade natal de Weckl, os novos ecos de “Live in St. Louis” da gravação, ao vivo, anterior da banda, a feérica “Live (And Very Plugged In) ” de 2003. Ambas apresentam o saxofonista Gary Meek e o baixista Tom Kennedy. O disco também inclui membros originais da banda dos anos 90, Jay Oliver (teclados) e Buzz Feiten (guitarra).

O novaiorquino Feiten e o californiano Meek deram ao quinteto um tempero East Coast/West Coast (Costa Leste/Costa Oeste), mas são os produtos do trio remanescente de St. Louis que dá à banda de Weckl sua fibra. Os acordes e solo de Oliver conduzem a abertura simples e rústica de “The Zone”, com o baterista e o subestimado Kennedy providenciando a velocidade rítmica. A simpática seção rítmica, então, muda para a quarta na subsequente “Big B Little B”, com poderosas pontes de tempo médio, que permitem Feiten providenciar balançantes e poderosos acordes e Weckl solando sobre um tardio acompanhamento improvisado como poucos podem fazer.

O solo fluido de Kennedy destaca a temática de New Orleans em “Mud Sauce” e tanto ele como Weckl estão em passo de marcha em fileira cerrada em uma vertiginosa interpretação, em dueto, entre o baixo e a bateria de “Rhythm-a-Ning” de Thelonious Monk. A versatilidade de Oliver conforme transita entre o órgão e o piano acústico e elétrico soa pagando dividendos a partir das baladas originais (“Song for Claire”) a roqueiras (o encerramento fora de cronometragem, “Access Denied”). E qualquer pessoa que ordenar uma cópia digital desta gravação ao vivo ganha um bônus de um número bisado. A pomposa “The Chicken” do saxofonista Pee Wee Ellis, ganhou celebridade extra através da reinterpretação do baixista Jaco Pastorius, e como eles fazem em (And Very Plugged In), a banda inteira (particularmente Weckl e Kennedy) assume um quinto equipamento e além.

Faixas : The Zone; Big B, Little B; Mud Sauce; 101 Shuffle; Tribute; What Happened to My Good Shoes; Song for Claire; Rhythm-A-Ning; Synergy; Tower '99; Access Denied.

Músicos : Dave Weckl: bateria; Tom Kennedy: baixo elétrico; Jay Oliver: teclados; Gary Meek: saxofone; Buzz Feiten: guitarra.

Fonte: BILL MEREDITH (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: