playlist Music

terça-feira, 12 de outubro de 2021

DONALD MILLER - TRANSGRESSION!!! (VDSQ)

Ao longo do seu reinado em décadas de música dissonante, o trio free-jazz/poderoso barulho de Borbetomagus não tem conseguido muito amor na JazzTimes. Até agora. Descaradamente DIY (NT: faça você mesmo) e defendido por fãs como o cofundador do Sonic Youth, Thurston Moore, o guitarrista Donald Miller e os saxofonistas Jim Sauter e Don Dietrich combinando o elevado spiritual de Albert Ayler e a força absoluta de Peter Brötzmann com o barulho deformado do movimento nenhuma-onda de Nova York. Suas influencias ainda reverberam, mas as atividades deles estão em um lado esporádico destes dias. É dada a Miller a oportunidade para servir de um esforço solo, que tem um impacto similar ao punitivamente alto muro de som de Borbeto, desprovido do volume ensurdecedor.

“Transgression!!!” é uma representação sublime e robusta do pensamento inovador contemporâneo da música na guitarra e ajusta-se cuidadosamente dentro da estrutura de como o VDSQ, o selo orientado pela acústica responsável por este lançamento, tem tudo a ver. Miller deve estar usando um instrumento acústico de 12 cordas em vez de uma batida elétrica, mas seu estilo é cara a cara, uma exibição de corrida de obstáculos mágica que cai entre o blues cósmico empenado e a avant-garde do livre pensamento de Nova York. Gravado na cidade natal de Miller, New Orleans, suas abstrações desfiguradas soam como algo que você ouviria em um palco de John Zorn, o “Stone”.

Pioneiros estadunidenses da guitarra tais como John Fahey e Robbie Basho emprestam inspiração, mas as seis meditações estranhas ao folk neste álbum operam em seus próprios termos desordenados. Miller coloca sua guitarra no espremedor aqui, cuspindo constelações de acompanhamentos improvisados que são tão imprevisíveis quanto reveladores. “Transgression!!!”, sem dúvida, atrairá os fãs de Bill Orcutt (da celebridade Harry Pussy) e grandes guitarristas falecidos como Jack Rose e Davey Williams, para quem Miller dedica duas canções.

Faixas

1 The Man In The Well 5:39       

2 A Little Anatomy of the Physical Unconsciousnesses (para Davey Williams) 3:07            

3 Leonora in the Morning 3:57  

4 There's A Dance In The Old Dame Yet. (para nosso querido Squeaky Fromme) 4:15      

5 A Pseudoragasque Pavanne (para Jack Rose) 7:23        

6 For I Am A Cat Of The Devil I Am 4:38 

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=DTNK2tyEcdQ

 Fonte: BRAD COHAN (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: