playlist Music

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

JASON KAO HWANG - HUMAN RITES TRIO (True Sound)

O veterano violinista/violista de Nova York, Jason Kao Hwang, que trabalhou com Anthony Braxton, William Parker e o falecido Butch Morris, dentre outros, realizou um projeto sob seu nome, que resiste a categorização: Às vezes é jazz, às vezes música de câmara e, às vezes, inteiramente não categorizável. Ele já compôs uma ópera.

Os instrumentistas de cordas são frequentemente mais colaborativos, senso de grupo colaborador e interativo entre seus colegas instrumentistas de sopro, e Hwang não é exceção: “Human Rites Trio” apresenta uma seção rítmica—um baixista Ken Filiano e o baterista Andrew Drury—como o líder tem trabalhado por mais de uma década.

A abertura da suíte em duas partes, “Words Asleep Spoken Awake”, garante mais espaço para o ritmo seguir, ao menos no começo, do que para um líder reputado. Seguindo uma abertura de fanfarra quase marcial, o baixo é denso, vigorosamente, ribombado no arco, a bateria recorrente, mas persistente no estrondo, como Hwang adiciona explosovas entonações afiadas. Finalmente, ele assume os holofotes, mas não por muito tempo, e Drury produz um solo antes do movimento encerrar. A segunda metade da suite é uma festança valorosa de free-jazz do The Revolutionary Ensemble, Hwang fechando e mergulhando no violino com o baixista e o baterista explodindo atrás deles. Próximo ao final, há um som, genuinamente, inidentificável, que poderia ser o de soar dos pratos ou poderia ser Hwang explodinco no violino dele através de um pedal. Independentemente, é, supreendente, sonoro e poderoso. Em outras faixas, como em “Conscious Concave Concrete” e “Battle For The Indelible Truth” o trio modera alguma abstração e mergulha profundo no blues, trazendo à mente o trabalho de Julius Hemphill com Abdul Wadud. Cabe dizer que este disco é música profunda e firme.

Faixas: Words Asleep Spoken Awake: Part I; Words Asleep Spoken Awake: Part II; Conscious Concave Concrete; 2 AM; Battle For The Indelible Truth; Defiance. (52:57)

Músicos: Jason Kao Hwang, violino, viola; Ken Filiano, baixo; Andrew Drury, bateria.

Fonte:  Philip Freeman (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: