playlist Music

sábado, 13 de novembro de 2021

AZYMUTH - AZYMUTH JID 004 (JAZZ IS DEAD)

Para o quarto lançamento em seu novo selo, Jazz Is Dead, os compositores Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad juntam-se ao Azymuth, um antigo trio fusion brasileiro. É uma parceria forjada através de uma apreciação mútua do balanço, onde o ponto inicial é o impulso inflexível do som guiado pelo samba do trio. Younge e Muhammad, DJs estelares e produtores por intercâmbio, trazem a margem aguçada do hip-hop e um zumbido futurístico eletrônico para ostentar. Suas experiências no sincretismo talvez tenham ajudado a atualizar a abertura gospel-blues, a melodia da flauta brasileira, o ógão no jazz e a sincopação latina em “Friendship Samba”. E quem saberia que a confusão rangente do sintetizador, guitarra com ritmo disco e inconstantes marcações do tempo provariam ser muito alegre em “Apocolyptíco”?

Azymuth, o meio rítmico para sua realização ambiciosa, continua a distinguir a si mesmo como uma força criativa por décadas após sua fundação. Em “Cat Jump” e “Fall Afternoon”, o baixo elétrico de Alex Malheiros providencia apenas a quantidade certa de vigor elástico para manter o sax gutural, o legato do sintetizador e partes poderosas da bateria juntos. O tecladista Lincoln Kiko Continentino apresenta não apenas uma suave sensibilidade moderna através de acordes longamente sustentado e frases repetidas em “Ao Redor Do Samba”, mas uma profunda capacidade para melodias líricas em “Pulando Corda”. O baterista Ivan “Mamão” Conti, entretanto, carrega nos ombros a maior responsabilidade dos complexos sentimentos do álbum: o funk retrô de “Sumaré”, o suingue polirritmico de “Quiet Storm”. Ao longo do álbum, balanços como estes provocam inércia.

Faixas: Ao Redor Do Samba; Sumaré; Cat Jump; Fall Afternoon; Friendship Samba; Apocolyptíco; Pulando Corda; Quiet Storm. (41:25)

Músicos: Ivan “Mamão” Conti, bateria; Alex Malheiros, baixo elétrico; Lincoln Kiko Continentino, teclados; Jack Waterson, guitarra (3); Adrian Younge, Ali Shaheed Muhammad, guitarra, teclados, saxofones sopranino, alto, barítono, flauta, marimba, percussão.

Fonte: Suzanne Lorge (DownBeat)  
 

Nenhum comentário: