playlist Music

sábado, 20 de novembro de 2021

BENOîT DELBECQ - THE WEIGHT OF LIGHT (Pyroclastic Records 13)

Há um fato pouco conhecido, que ilumina e enreda o pianista residente em Paris, Benoît Delbecq. Uma busca para elucidar a manifestação física das tais coisas indescritíveis, a improvisação do compositor lança “The Weight Of Light”, sua primeira gravação solo em mais de uma década.

A fascinação de Delbecq com realidades espaciais e como nós as navegamos dentro das inspiradas nove faixas do álbum em plataforma para piano preparado. Para gravá-las, Delbecq posicionou objetos de diferentes materiais (tipicamente madeira, apagadores e a contraparte) nas cordas dos instrumentos para alterar seus sons. Está técnica—primeiro creditada ao compositor avant garde John Cage—destaca-se em breves estudos como “Chemin Sur Le Crest” e “Au Fil De La Parole”. Composições expontâneas mais longas de Delbecq desdobram-se dentro das mais detalhadas reflexões poliméricas. As mesmas intermitentes batidas lançadas continuam por aproximadamente 10 minutos sob uma linha nervosa do solo em “Pair Et Impair”, providenciando um bem-vindo senso de unidade. Uma repetida frase de “The Loop Of Chicago” permite mais espaço para o solo na mão direita de Delbecq. Os ocasionais acentos com tímpanos em “Anamorphoses” chama atenção para os fundamentos do ritmo tranquilo das harmonias inerentes à composição.

Faixas: The Weight Of Light: The Loop Of Chicago; Dripping Stones; Family Trees; Chemin Sur Le Crest; Au Fil De La Parole; Anamorphoses; Havn En Havre; Pair Et Impair; Broken World. (48:59)

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Fyd-dcJiFvM

Fonte: Suzanne Lorge (DownBeat)

 

Nenhum comentário: