playlist Music

domingo, 28 de novembro de 2021

DANIEL SCHLÄPPI / MARC COPLAND – ALICE´S WONDERLAND (Catwalk)

Desde que eles, primeiro, documentaram seus trabalhos juntos em “Essentials (Catwalk, 2012) ”, o baixista Daniel Schläppi e o pianista Marc Copland refinaram a linguagem musical do duo. “Essentials” foi seguido por “More Essentials (Catwalk, 2015) ” e viu a constituição de um modelo: standards, composições originais, composições tocadas por Miles Davis e, não menos, composições interpretadas pelo famoso trio do pianista Bill Evans com o baterista Paul Motian e o baixista Scott LaFaro.

Não surpreende que Schläppi e Copland escolheram Evans e LaFaro como a estrela guia de suas colaborações. Mais que qualquer coisa, eles resolveram sintetizar, com intuição e igualdade em diálogo entre instrumentos e uma quebra com a dominância do piano. Poderia ser visto como um paradoxo tais distintos estilos de Evans e Copland, que estariam interessados em deixar seguir para uma posição privilegiada que o instrumento tem tido, mas o paradoxo é dar mais liberdade ao baixo, que liberta o piano e realça as possibilidades da música. Uma vez mais, Schläppi e Copland tomam vantagem desta liberdade em sua terceira gravação em duo: “Alice's Wonderland”. Naturalmente, o título poderia ser uma referência para uma faixa encontrada no icônico álbum ”Sunday at the Village Vanguard (Riverside, 1961) ” de Evans/LaFaro/Motian, simplesmente chamado "Alice in Wonderland".

O cliché do baixo é que ele providencia a base e o balanço para a música, mas nas mãos de Schläppi ele soa apenas tão livremente quanto os voos melódicos de Copland, que assumem as tangentes. Verdade, ele pode puxar as cordas em firmes modelos estruturais na abertura, "Everything I Love", mas ele pode apenas facilmente comandar e liderar a conversação. Em álbuns anteriores, isto foi especialmente exibido nas faixas chamadas "Essentials", mas é uma qualidade que foi mantida na música e a define: Não há relação fixa entre o topo e a parte mais baixa, entre o solo e o acompanhamento. Em vez de cores tonais, harmonias, melodias e temas são explorados, que envolvem a leitura jubilosa e brilhante do standard "All of Me", a sofisticação do blues em "The Other Way Around" e uma versão com ar elegíaco "Jade Visions" de LaFaro.

O álbum encerra com uma gravação ao vivo de "Blue in Green", uma composição introduzida no repertório do duo em “More Essentials”. Isto mostra que Schläppi e Copland são tão vigorosos ao vivo quanto no estúdio e o próximo passo para eles deve ser a gravação de um concerto completo. Como está, “Alice's Wonderland” é outra adição valiosa à discografia do duo.

Faixas : Everything I Love; Day and Night; The Other Way Round; Alice's Wonderland; Some Day My Prince Will Come; Juno; Jade Visions; All of Me; Blue in Green (Live).

Músicos: Daniel Schläppi: baixo; Marc Copland: piano.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Uu_GC5-10JI

Fonte: Jakob Baekgaard (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: