playlist Music

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

DR. LONNIE SMITH - BREATHE (Blue Note)

Ele não deve ser um verdadeiro doutor, e não toca em qualquer emissora de TV, mas o organista de 78 anos de idade (NT: falecido em 28/09/21), com turbante, Dr. Lonnie Smith favorece provar que ele é um dos mais antigos iconoclastas como seu novo CD, na maior parte ao vivo, “Breathe”. Exemplos são a abertura e o encerramento das versões em estúdio, apresentando um aparentemente oposto polo musical esquerdista no vocalista de rock, Iggy Pop, cuja banda pré-punk, the Stooges, saiu de Ann Arbor, Michigan em 1967 apenas quando Smith emergiu em Buffalo, New York, como um artista solo e acompanhante do guitarrista George Benson e do saxofonista Lou Donaldson.

Pop é invulgar e incomumente subestimado em versões de sucesso de R&B de Timmy Thomas em 1973, “Why Can’t We Live Together” e o sucesso pop de Donovan, em 1967, “Sunshine Superman”, com solos excitantes de Smith e do guitarrista Jonathan Kreisberg e o acompanhamento rítmico do baterista Johnathan Blake e do percussionista Richard Bravo. As seis faixas ao vivo imprensadas entre a celebração capturada no Jazz Standard em Nova York em 2017 para o 75º aniversário de Smith, adiciona o saxofonista tenor John Ellis, o saxofonista barítono Jason Marshall, o trompetista Sean Jones e o trombonista Robin Eubanks, com resultados poderosos.

A seção de instrumentos de sopro pontua as composições de Smith como na alegre “Bright Eyes”, a mutante “Track 9” (apresentando o trabalho de vanguarda de Ellis e Blake), a introspectiva “Too Damn Hot” e “World Weeps”. Esta última, sem instrumentos de sopro, permite campo ao antigo membro do trio de Smith, Kreisberg para estender-se através de solos em cascata antes de Doctor cirurgicamente improvisar um dos seus próprios solos. O trio está também em sintonia durante uma interpretação filtrada de “Epistrophy”, e a vocalista Alicia Olatuja e os sopros adicionam amplo tempero para uma versão pungente, com toque gospel à composição com a marca de Smith, “Pilgrimage”.

Faixas

1 Why Can't We Live Together (Dr. Lonnie Smith & Iggy Pop) 7:45          

2 Bright Eyes (Dr. Lonnie Smith) 7:25     

3 Too Damn Hot (Dr. Lonnie Smith) 7:33              

4 Track 9 (Dr. Lonnie Smith) 9:44             

5 World Weeps (Dr. Lonnie Smith) 12:04              

6 Pilgrimage (Dr. Lonnie Smith) 8:19      

7 Epistrophy (Dr. Lonnie Smith) 4:22      

8 Sunshine Superman (Dr. Lonnie Smith & Iggy Pop) 6:37

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=GMmmr_yUD9g

 Fonte: BILL MEREDITH (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: