playlist Music

terça-feira, 9 de novembro de 2021

GAYELYNN McKINNEY - ZOOT SUIT FUNK (Beatstix)

Com um álbum cujo título é “Zoot Suit Funk”, Gayelynn McKinney deixa claro seu intento. Há seguramente uma música, aqui, que não te dá o ímpeto de sacudir a cabeça. A música é pura doçura para os ouvidos de quem ama a fusão de jazz animado com o funk.

Uma baterista favorito em Detroit, McKinney é um membro de um grupo todo feminino, a nominada ao Grammy, Straight Ahead , e atuou com Benny Golson, Roy Ayers, Barry Harris e Chaka Khan, entre muitos outros. Ela também foi uma baterista de longo tempo de Aretha Franklin. Este é o terceiro álbum que ela gravou com sua própria banda, a McKinney Zone, misturando a granulação do R&B com seu pedigree tradicionalista.

A abertura do álbum, “Space Goddess”, é plena de conotações futuristas e suingue, conduzido pela assinatura de uma pesada batida de McKinney. De lá nós somos tomados por uma quantidade de humores, de uma animada versão inspiradora de “Lovely Day” de Bill Withers liderada, em parte, pelo saxofonista Rafael Statin para o balanço sexy, em R&B, de “My Love” de Jill Scott. A diversidade da experiência de McKinney torna fácil, para ela, injetar uma propensão jazzística em composições expressivas.

O que faz este álbum destacar-se, ao lado de uma poderosa seção rítmica de McKinney, é toda a banda saudando a Motor City (NT: Detroit): Statin, o baixista Ibrahim Jones, o guitarrista Alex Anest, o tecladista Demetrius Nabors e a percussionista Trenita Womack. Antigos colaboradores de McKinney, eles possuem uma química incontestável, que vem através de cada faixa.

Faixas

1.Stylin' 04:49

2.Space Goddess 05:28

3.My Love 06:58

4.Having Fun 03:39

5.Gwendolyn 05:44

6.Lovely Day 04:53

7.Peaceful Place 06:22

8.Just A Little Bass and Drums 04:26

9.Zoot Suit Funk 04:36 vídeo

Músicos: Gayellynn McKinney : bateria; Ibrahim Jones : baixo; Alex Anest : guitarra; Demetrius Nabors: teclados; Trenita Womack: percussão; Rafael Statin : saxofones tenor e soprano, flauta baixo, clarinete baixo.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=m35JdXu3B_c

Fonte: VERONICA JOHNSON (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: