playlist Music

domingo, 21 de novembro de 2021

JAZZ AT LINCOLN CENTER ORCHESTRA WITH WYNTON MARSALIS - A SWINGIN' SESAME STREET CELEBRATION (Blue Engine Records)

´”A Swingin' Sesame Street Celebration” emparelha dois maravilhosos formadores culturais transformados em mais velhos por sua consistência, mantendo a excelência: A música de Children Television Workshop's Sesame Street, que deslumbrou estes educadores e radiodifusores, quando estreou em 1969, ganhou vida em arranjos modernos através da Jazz at Lincoln Center Orchestra (JALCO) sob a direção musical de Wynton Marsalis.

“A Swingin' Sesame Street Celebration” está associada à principal transmissão na televisão pública em áudio digital, em Outubro de 2020, do filme do concerto gravado no JALC Rose Theater, onde Marsalis e a Orquestra apresentou Big Bird, Ernie and Bert, Elmo, Oscar the Grouch e mesmo SuperGrover na legendária "House of Swing – NT: Casa do Suíngue".

Novos arranjos reduzem esta música familiar a uma ampla atenção para uma jovem pessoa estender-se (apenas dois números fecham em cinco minutos e eles estão aprendendo mais exercícios que canções), enquanto Marsalis e companhia mantem o clássico jazz de New Orleans, preparando a interseção de  Sesame Street e Bourbon Street direto da abertura do tema de Sesame Street, onde a tuba dobra na linha do baixo e adiciona esta vivacidade extra da Crescent City.

Marsalis e a JALCO mantém todos os olhos (e ouvintes) focados na educação do jazz. "Sing After Me" ensina o canto em scat do jazz, provocando a turma para repetir a divagação do canto de Abbie e Big Bird sobre um elegante, quase um deslizamento orquestral Ellingtoniano, e Ernie mesmo arremessa-se em um "voh-dee-oh-doh" para ajudar a suingante "Rubber Duckie" de volta para o ragtime.

"Put Down the Duckie" não necessitava (re)arranjo para se tornar uma velha escola de uma seção de altoístas entre os saxofonistas Ernie ,tocado por Ted Nash, e “Hoots the Owl” por Sherman Irby, e o espírito musical comunitário irradia prazer para esta peça—e diversas outras—como a luz solar em uma manhã.

Porém, as duas canções de Count rouba esta celebração. Ele lidera "Ladybugs' Picnic" em um glorioso cakewalk (NT: dança e música de origem negra na qual um bolo é oferecido aos dançarinos originais), com trompete, clarinete e trombone, todos dançando na linha de frente, com tuba, baixo e bateria expulsando para baixo os passos para trás. Ele introduz "Pinball Number Count" em seu estilo inimitável: "Eu deveria, agora, contar para você—um, dois, três, quatro!" Os músicos e vocalistas arrancam através deste "Pinball" em bebop frenético, expondo giros e ângulos afiados, com o trompete de Marsalis positivamente gritando de prazer em fluxo torrencial do seu solo, e o saxofone barítono de Paul Nedzela prolongando seu blues improvisado.

Faixas : Sesame Street Theme; Rubber Duckie; It Feels Good (When You Sing a Song); Sing After Me; One of These Things; Elmo's Song; I Don't Want to Live on the Moon; Put Down the Duckie; Ladybugs' Picnic; People in Your Neighborhood; Pinball Number Count; Believe in Yourself; Sing.

Fonte: Chris M. Slawecki (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: