playlist Music

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

JOE LOVANO & DAVE DOUGLAS’ SOUND PRINTS - OTHER WORLDS (Greenleaf Music)

Wayne Shorter continua a ser vislumbrado como a estrela guia do Sound Prints, um soberbo grupo que se distingue com talento artístico expansivo no trompete em sua honra sem perder sua própria identidade.

Isto, em grande parte, porque os copilotos do Sound Prints — o saxofonista Joe Lovano e o trompetista Dave Douglas — já cultivaram suas próprias e respectivas vozes em termos de improvisação e composição. A baixista Linda May Han Oh, o pianista Lawrence Fields e o baterista Joey Baron trazem o conhecimento idiomático e a sagacidade improvisadora requerida para interagir com Lovano e Douglas e faz a música saltar a folha.

Diferentemente dos dois álbuns anteriores do Sound Prints, a nova gravação exibe apenas músicas inéditas. Ainda assim, o DNA musical de Shorter é perceptível ao longo do trabalho, especialmente no tema distraído do álbum, nesta contracorrente filosófica e no diálogo mutável e consciência espacial transmitidos pelo quinteto.

A ondulante “Pythagoras” de Douglas soa como se pudesse ter sido incluída na orquestral Emanon de Shorter, enquanto ainda toma completa vantagem do oblíquo fraseado do trompetista e das passagens floreadas de Lovano. Douglas também contribui com a luxuriante “The Transcendentalists” na qual ele e Lovano ecoam uma bela melodia em uníssono, levitando no alto em força viva rítmica.

“Other Worlds” inicia com “Space Exploration”, “Shooting Stars” e “Life On Earth”, uma suíte composta por Lovano, que enfatiza um puxa-empurra telepático, que marcou o antigo quarteto acústico de Shorter e o quinteto do meado dos anos 60 de Miles Davis. Sound Prints, entretanto, engaja-se na abertura, a queda livre improvisadora através do fim de “Space Exploration”, então gradualmente emite peças melódicas fragmentadas em “Shooting Stars”, embarcando na excursão livre que difere de Davis ou dos voos visionários de Shorter. As coisas amalgamam-se brilhantemente na potente “Life On Earth”, na qual Fields apresenta seu mais extraordinário momento improvisador no disco.

Outros destaques são “Antiquity To Outer Space” de Douglas, apresentando um esplêndido trabalho do arco no baixo de Oh, e a ansiosa “Midnight March” de Lovano, que encontra a leve conectividade entre Shorter e Ornette Coleman. De fato, “Other Worlds” simultaneamente aplaude o legado de Shorter e cultiva algo que é próprio.

Faixas: Space Exploration; Shooting Stars; Life On Earth; Manitou; Antiquity To Outer Space; The Flight; The Transcendentalists; Sky Miles; Pythagoras; Midnight March. (69:59)

Músicos: Joe Lovano, saxofone tenor; Dave Douglas, trompete; Linda May Han Oh, baixo; Lawrence Fields, piano; Joey Baron, bateria.

Fonte: John Murph (DownBeat)

 

Nenhum comentário: