playlist Music

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

JON BATISTE - WE ARE (Verve)

“A música que tenho feito é um meio para iluminar o caminho da verdade sobre quem nós somos e nos reapresentar a profundidade do que nós somos”. Jon Batiste utilizou estas palavras para descrever a música de “We Are”, o pianista e (“Late Show”) o último álbum do líder, em uma entrevista publicada no San Francisco Classical Voice apenas dias depois de sua performance na celebração do Juneteenth no Brooklyn neste Junho passado. A música, o espírito e a mensagem de “We Are”—como a maioria da música lançada nos últimos poucos meses—sente-se impregnada com a urgência turbulenta política, social e física de 2020, mas a visão erudita de Batiste foi realizada antes disto.

Como “Stretch Music”, do seu companheiro de New Orleans, Christian Scott aTunde Adjuah, o que Batiste constrói é algo que não pode realmente ser categorizado: ele remixa os últimos 400 anos de Black American Music (Música Negra Americana) para obter efeitos estonteantes e maravilhosos. “Tell the Truth” crossfade (NT: Um crossfade é um efeito de transição entre dois clipes de filme, duas imagens estáticas ou duas trilhas de áudio) um implacável golpe do início dos anos 70 de Booker T. & the M.G. com um arranjo suave de cordas, que sugere Jimmy Jones. Os instrumentos de sopro atuam com vivacidade em seu cérebro até você vir a sorrir. Em “Show Me the Way”, Batiste estende seus vocais a níveis divinos dos crooners dos anos 50, como Little Anthony, enquanto, aparentemente, toma dicas da canção do Thundercat de mesmo nome, misturando ritmos retumbantes com melodias fundidas de lenta jam de R&B.

Liricamente, Batiste é vigoroso em direcionar os ouvintes através de certas ideias. Títulos como “We Are”, “Tell the Truth”, “Freedom” e “Sing” não são casuais demandas ou sugestões. Elas são mandamentos. Entretanto, ele encerra com um solo de um minuto ao piano em “Until”, uma viajante, ainda que esperançosa, música que serve com um convite ao final de Batiste para nos unir a ele na luz.

Faixas

1. We Are 4:24

2. Tell the Truth 3:21

3. Cry 3:57         

4. I Need You 2:37          

5. Whatchutalkinbout  2:21

6. Boy Hood 4:26

7. Movement 11 2:01

8. Adulthood 3:41

9.Mavis 0:20

10.Freedom 2:58             

11. Show Me the Way 3:40

12.Sing 3:07

13.Until 1:03

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=Q9qG2Xb19L4

 Fonte: JACKSON SINNENBERG (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: