playlist Music

domingo, 14 de novembro de 2021

PAT LaBARBERA & KIRK MacDONALD QUINTET - TRANE OF THOUGHT, LIVE AT THE REX (Cellar Live)

Às vezes, o nome de um álbum pode ser uma revelação inoperante. Claramente, os tenores Pat La Barbera e Kirk MacDonald, os colíderes deste admirável quinteto da margem Norte, são entusiásticos admiradores e defensores do grande saxofonista John Coltrane. Discípulos, sim, mas léguas de distância dos imitadores sem originalidade. LaBarbera e MacDonald têm forte e vibrante vozes, que vêm sonora e claramente em “Trane of Thought”, um exemplar e bem recebido concerto gravado no Rex Jazz & Blues Bar em Toronto.

Mesmo assim, este é um completo tributo a Coltrane e sua influência massiva em gerações de músicos de jazz, saxofonistas ou não, e todas, exceto uma, das selecionadas foram compostas para homenageá-lo (a exceção é a sedosa e curta, "On a Misty Night", de Tadd Dameron, que Coltrane gravou com Dameron em 1956). "Misty Night" é seguida pela encantadora "Village Blues", a primeira canção gravada pelo quarteto de Coltrane com o pianista McCoy Tyner, com o baixista Steve Davis e com o baterista Elvin Jones. Enquanto reduz o vasto repertório relacionado a Coltrane (mais de 130 músicas) a seis, o que não foi uma tarefa fácil, LaBarbera e MacDonald escolhem temas de vários períodos na carreira de Coltane, com peças estendendo-se da considerada familiar à menos conhecida.

Ao final, tudo está na conta da passagem para a maior parte do trabalho, seguindo em frente e de forma linear, o final talvez seja um toque mais solto, como acontece em "Acknowledgement / Resolution", Movements 1 and 2 de "A Love Supreme" (a gravação do quarteto de Coltrane foi lançada em 1965, dois anos após sua morte). Os solos de LaBarbera em "Acknowledgement", MacDonald em "Resolution" estão magníficos. Para propostas de clareza, o solo ordena cada faixa, que está estabelecida na contracapa do álbum. Independentemente do contexto, LaBarbera e MacDonald estão decisivamente no topo dos seus jogos, mas não mais que na superlativa seção rítmica do grupo, na qual um segundo LaBarbera—o baterista Joe—mantém seu usual tempo impecável, habilmente acompanhado pelo baixista Neil Swainson e pelo pianista Brian Dickinson. Cada um deles assume os disparos dos seus solos, igualmente, e ninguém é encontrado querendo dominar. Joe LaBarbera está, especialmente, impressionante no estandarte bop de Coltrane, "26-2" e Swainson na charmosa balada "Naima" (maravilhosamente precedida pelos tenores desacompanhados), e de Dickinson sempre que a oportunidade se apresenta.

Este é um tributo sincero que coloca seu melhor passo adiante, a princípio, e nunca perde, uma vez mais, seu balanço. LaBarbera e MacDonald imergiram na música de Coltrane, um ardor que está perceptível em cada nota que eles tocam. Eles e seus companheiros de banda uniram, realmente, esforços em “Trane of Thought”, onde um dos mais impressionantes grupos pequenos passeiam em tempo completo.

Faixas: On a Misty Night; Village Blues; 26-2; Naima; Impressions; Acknowledgement / Resolution.

Músicos: Pat LaBarbera: saxofone tenor; Kirk MacDonald: saxofone tenor; Brian Dickinson: piano; Neil Swainson: baixo; Joe JaBarbera: bateria.

Fonte: JACK BOWERS (AllAboutJazz)
 

Nenhum comentário: