playlist Music

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

TIGER HATCHERY - BREATHING IN THE WALLS (ESP-Disk’)

O nome do segundo lançamento pela ESP-Disk da Tiger Hatchery, “Breathing In The Walls”, descreve seu ponto mais alto. No alto do seu poder, a violência anárquica do álbum simula a catarse do lançamento, de abandono controlado e deixando a realidade dissolver impressões sensorais sem clareza. Sustentar a comunicação neste volume é difícil, entretanto, e quando o sentimento momentâneo de epifania passa, a ilusão do caos dissipa-se. Em seu rastro, algo que soa mais como vestígios de um procedimento dental.

Isto para não dizer que na profundidade do álbum não haja momentos que mereçam a adesão. “Triple Penny” inicia com um tipo inquietante, um momento com tranquilo estalido comum a grupos estrondosos, esperando apresentar fragmentos sonoros mais impactantes por contraste. Graças à força do toque do trio, funciona, particularmente quando agindo como combustível para o uivante saxofonista Mike Forbes, serrando as notas. A versatilidade de Forbes é uma razão fundamental para “Breathing” permanecer atraente por 30 minutos: Ele está numa lira (NT: pássaro cuja cauda possui forma de lira) do avant-jazz, uma escala trituradora e um contador de estória. Em “Don’t Tell Your Doctor”, ele habilmente constroi a partir de uma figura convencional, quase blueseira, através de estonteante intensidade antes de chegar em uma conclusão histérica. O final distorcido do baixista Andrew Scott Young, guiado para casa por notas comprimidas.

Diferente do seu trabalho anterior pela ESP, o barulho do trio de Chicago parece preferir, aqui, faixas mais curtas. Esta similaridade estrutural aos seus antecessores em subgêneros como grindcore ou thrash tem o benefício de foco nas coisas. Nas explosivas e feéricas faixas como “Pothole Pleasures”, Tiger Hatchery impulsiona através dos sentimentos como o limite desta espécie música, e a criatividade de Forbes, às vezes, a excede.

Faixas: Exoskeletal; Not Chill; Drawing Down The Moon; Breathing In The Walls, Part I; Pothole Pleasure; Scorch The Earth; Triple Penny; Don’t Tell Your Doctor; Breathing In The Walls, Part II. (30:18)

Músicos: Mike Forbes, saxofone; Andrew Scott Young, baixo; Ben Billington, bateria.

Fonte:  Andrew Jones (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: