playlist Music

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

TRISH CLOWES - NINETY DEGREES GRAVITY (Basho)

Em sua estreia em 2010, “Tangent”, a saxofonista tenor Trish Clowes ofereceu uma visão barroca do jazz, com interlúdios expressivos saltando entre improvisação de uma banda completa e investigações intimistas sonoras.

A abordagem constantemente tem se transformado em uma prática vigorosa do post-bop com frequentes desvios no domínio eletrificado e performances com a BBC Concert Orchestra. No último, “Ninety Degrees Gravity”, a professora da Guildhall School of Music & Drama mistura tudo em um programa atrativo, que estende uma ladainha de interesses musicais de Clowes.

 “Abbott & Costello” não está repleto de trocadilhos engraçados, como seu nome deve conduzir os ouvintes a acreditar. Em vez disto, é uma performance que constroi, tranquila e determinadamente, e, em parte, as vibrantes entonações multifônicas que Clowes convoca. Uma gravação ao vivo de “Lightning Les” lentamente move-se da jam no órgão para total trituração da guitarra, relembrando a participação de Medeski Martin & Wood com John Scofield, em 1998, no álbum “A Go Go”. A maioria do programa aqui, ainda que encontre membros do quarteto implementando um terno entendimento das suas partes componentes.

O único passo errado deve ser um pouco de vocais medianos, que introduz, de outo modo, a cativantemente extensa (11 minutos), “Free To Fall”. Mas, mesmo assim, Clowes claramente está buscando incorporar, apenas, cada música que ela ama. Assim, se a composição, momentaneamente, oferece referências de Gong or Soft Machine, é apenas o interesse de mover-se através de gêneros para alcançar alguma nova sugestão para criar.

Faixas: Eric’s Tune; Abbott & Costello; Free to Fall; Arise; I.F.; Lightning Les: Dustlings.

Músicos: Trish Clowes: saxofone tenor, vocal; Chris Montague: guitarra; Ross Stanley: piano, Hammond organ; James Maddren: bateria.

Fonte: Dave Cantor (DownBeat)

 

Nenhum comentário: