playlist Music

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

CHICK COREA AKOUSTIC BAND - LIVE (Concord Jazz)

Houve um sentimento inequívoco de sociabilidade no ar quando Chick Corea reconvocou sua Akoustic Band em Janeiro de 2018 para um concerto no acusticamente imaculado St. Petersburg College Music Center, Florida, para 310 pessoas, testemunhado por este resenhista e agora registrado neste álbum. O pianista—que faleceu inesperadamente em Fevereiro de 2021— reuniu-se ao baixista John Patitucci e ao baterista Dave Weckl. Eles se juntaram pela primeira vez em 1985 como o núcleo da Elektric Band de Corea, e agora eles estiveram revisitando seu projeto há muito adormecido em frente à uma audiência, que incluía a família, amigos e fãs de Corea, todos exibindo a sustentação de um artista, que se deslocou para a área de Tampa Bay em 1997.

Ouvintes foram recompensados com dois trabalhos, que são frequentemente tão exploratórios e dinâmicos quanto muitos outros trios do líder, como o seu recente lançamento com Christian McBride e Brian Blade, todos retornam ao seu aclamado trabalho com Roy Haynes e Miroslav Vitous, que foi um marco, em 1968, “Now He Sings, Now He Sobs”. Os três estão mais insinuantes entre as cativantes músicas favoritas do Akoustic e Elektric: “Humpty Dumpty” com a melodia ziguezagueante uníssona do piano/baixo, que aparece em duas versões, iniciadas com um piano desacompanhado, a segunda mais divertida e mais agressiva que a primeira, enquanto o solo ressonante e tenro de Patitucci inicia a valseada “Summer Night” e seu prodigioso arco inicia a imponente “Eternal Child”.

O grupo, naturalmente, aviva joias familiares. Patitucci toca a melodia em “That Old Feeling”, os três exploram nova dramaticidade em “In a Sentimental Mood” de Ellington, onde o pianista e o baixista usam um jogo de gato e rato e um extenso solo de Weckl energiza “On Green Dolphin Street”. Eles cobrem tudo com um momento inegavelmente suave, uma versão ampla de “You’re Everything” com a vocalista Gayle Moran Corea, a esposa do líder, manejando a notavelmente a parte difícil, “impossível de cantar”, ela ri, originalmente cantada por Flora Purim com o Return to Forever.

Faixas

1-1 Morning Sprite

1-2 Japanese Waltz

1-3 That Old Feeling

1-4 In A Sentimental Mood

1-5 Rhumba Flamenco

1-6 Summer Night

1-7 Humpty Dumpty (Set 1)

2-1 On Green Dolphin Street

2-2 Eternal Child

2-3 You And The Night And The Music

2-4 Monk's Mood

2-5 Humpty Dumpty (Set 2)

2-6 You're Everything

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=TPWgOOWkqOA

 Nota: Este álbum foi considerado, pela JazzTimes, um dos 40 melhores de 2021.

Fonte: PHILIP BOOTH (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: