playlist Music

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

CRAIG TABORN - SHADOW PLAYS (ECM)

Em 2011, duas décadas na carreira definida por um extenso rol de configurações e estilos, majoritariamente como um acompanhante e às vezes trabalhando nos teclados eletrônicos, o pianista Craig Taborn lançou “Avenging Angel”, uma estreia estonteante de piano solo pela ECM. A gravação, firmemente, estabelecida por Taborn, um inovador de primeiro nível e redefinidor das possibilidades de solo ao piano. Sua música é incrementada e retrocedida em formas não esperadas. Momentos alternados de intensos e ritmicamente vigorosos conjuntos com elegantes passagens de grande sutileza. Frequentemente, foi como se você fosse a margem, às vezes piscando dentro da distância do foco da beleza do mar e outros completamente inundados por ele. 

Durante a década passada, Taborn refinou seu estilo em grupos pequenos como líder e em duetos de piano com companheiros desbravadores como Kris Davis e Vijay Iyer. Em “Shadow Plays”, ele retorna ao formato solo com um concerto ao vivo gravado no Wiener Konzerthaus em Viena, onde este foi denominado como “Avenging Angel II”.

“Shadow Plays” inicia tão sutilmente quanto “Avenging Angel”. Você seria recomendado a aumentar o volume ou você deveria sentir falta de pontos de destaques nuançados no início de “Bird Templars”, a faixa de 17 minutos que inicia a gravação, como a música começa escassamente, construindo através de uma força de ventania, então se retirando com elegância. Este modelo é repetido entre outra faixa longa, “Shadow Play”. Enquanto isso, o lado mais leve brilha em Taborn no par caprichosamente intitulado, “Discordia Concors” e “Concordia Discors”. O programa encerra com a graciosa sofisticação de “Now in Hope”, que é seguida por uma ovação trovejante, sugerindo que a demanda para o trabalho solo de Taborn deve ser também forte para possibilitar outra década, antes que ele revisite o cenário.

Faixas

1 BIRD TEMPLARS (Craig Taborn) 17:02

2 DISCORDIA CONCORS (Craig Taborn) 08:57

3 CONSPIRACY OF THINGS (Craig Taborn) 05:50

4 CONCORDIA DISCORS (Craig Taborn) 11:59

5 A CODE WITH SPELLS (Craig Taborn) 08:09

6 SHADOW PLAYS (Craig Taborn) 18:37

7 NOW IN HOPE (Craig Taborn) 05:47

Nota: Este álbum foi considerado, pela JazzTimes, um dos 40 melhores lançados em 2021.

Fonte: MARTIN JOHNSON (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: