playlist Music

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

GRID – DECOMPOSING FORCE (NNA)

Os lamentos apocalípticos e ribombos de turbina de avião desconcertados pelo trio baseado em Brooklyn, GRID, são pura catarse. Que esta descomunal, ainda que um clamor indutor de transe vemha apenas de uma linha de frente formada por saxofone/baixo/bateria seja alucinante, mas, também, é um testamento para suas linhagens. Dois terços do GRID—o saxofonista Matt Nelson (também da Amirtha Kidambi’s Elder Ones e Battle Trance) e o baixista Tim Dahl—são membros correntes do Flying Luttenbachers, um conjunto autoungido de programação brutal de Weasel Walter, e o baterista Nick Podgurski é uma força integral nos subterrâneos do metal tão bem quanto um improvisador de risco.

Na estreia do trio, em 2017, com seu próprio nome, Nelson, Dahl e Podgurski acenou para companheiros como Borbetomagus e Peter Brötzmann, mas provou não ser uma regressão. Seguindo os passos de uma altamente recomendada colaboração com a rainha sem onda, Lydia Lunch, eles retornam para provocar mais destruição com seu trabalho mais maduro. No adequadamente intitulado “Decomposing Force”, a singular improvisação free deles é mais espaçoso e mais sombrio do que nunca, uma perfeita trilha sonora para o infernal precipício que foi 2020.

“Brutal Kings” dá o arranque em “Decomposing Force”, imediatamente configura a entonação para uma tempestade de fogo sustentada em 38 minutos. A música mais curta na gravação está em torno de quatro minutos, deve voar sobre os trilhos com abandono espasmódico, mas suínga também. Com Podgurski há uma âncora angular, Nelson eDahl—através de uma formação dos efeitos pedal—gerar um rumor horripilante. Os guinchos que Nelson persuade a partir de seu saxofone nunca soou tão assombroso quanto sombrio, nas distorcidas “The Weight of Literacy” e “Cold Seep”. Usando eletrônica, barulho e elementos metálicos, GRID impulsiona uma quase impossível façanha em soar como um free-jazz Sunn O))). 

Faixas: Brutal Kings; Nythynge; The Weight of Literacy; Cold Seep.

Músicos: Matt Nelson: saxofone; Tim Dahl: baixo; Neil Podgurski: piano.

Fonte: BRAD COHAN (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: