playlist Music

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

JIHYE LEE ORCHESTRA - DARING MIND (Motéma)

Em 2018, a compositora / lider de orquestra sul-coreana, Jihye Lee, venceu o BMI Charlie Parker Jazz Composition Prize com o arranjo para sua orquestra da música “Unshakeable Mind”, que possibilitou uma contratação para uma segunda peça, “Revived Mind”. Estas dus composições, complexas tapeçarias tecidas a partir de simples encadeamentos, ilustram o alto conceito por trás de “Daring Mind”, as reflexões da compositora em seu lar de adoção, Nova York.

Lee transporta para a música uma essência emocional de um ambiente urbano. Ela expandirá a seção rítmica com delicados instrumentos de palhetas para sinalizar uma inesperada agressão para invocar a vivração de novas aventuras. Ela usa estes artifícios nas peças contratadas pelo BMI, mas expande uma dissonância agourenta e staccato destoante em “Dissatisfied Mind” e metais vibrantes sobre seções relaxantes e de acordes repetitivos em “Relentless Mind”.

As faixas restantes do álbum exploram o instinto de Lee para dessemelhantes humores. O sentimento 6/8 de “Suji” é toda contagiante devido a instrumentação moderada, em contraste com o lento 3 de “Struggle Gives You Strength” um hino de proporções estimulantes (com solo estonteante pelo trompetista Sean Jones).

A faixa final do álbum, “GB”, explora o interesse de Lee em arranjar e serve como pedra angular para este trabalho. Agitando de forma fílmica o espaço, a música troca as nuances a cada volta, apenas como a cidade que cativa a imaginação de Lee.

Faixas: Daring Mind: Relentless Mind; Unshakable Mind; Suji; I Dare You; Revived Mind; Struggle Gives You Strength; Why Is That; Dissatisfied Mind; GB. (1:04:46)

Músicos: Jihye Lee, compositora; Ben Kono, Rob Wilkerson, Quinsin Nachoff, Jeremy Powell, Carl Maraghi, instrumentos de palheta; Sean Jones, Brian Pareschi, John Lake, Alex Norris, trompetes; Mike Fahie, Alan Ferber, Nick Grinder, Mark Patterson (2, 5), Jennifer Wharton, trombones; Adam Birnbaum, Haeun Joo (2, 5, 8), piano; Sebastian Noelle, guitarra; Evan Gregor, baixo; Mark Ferber, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=R0RHk_vPSNA

Nota: Este álbum foi considerado, pela JazzTimes, como um dos 40 melhores lançados em 2021.

Fonte:  Suzanne Lorge (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: