playlist Music

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

LAFAYETTE GILCHRIST - NOW (LAFAYETTE MUSIC)

Renegado de longa data que recusou a se mover da sua nativa Baltimore para Nova York a fim de evitar o pensamento de grupo de uma cena jazzística, o pianista autoditada Lafayette Gilchrist foi melhor conhecido até recentemente por sua associação com David Murray, ao lado de algumas gravações pelo selo Hyena. Então sua gravação solo de 2019, “Dark Matter”, apareceu, e foi também direta, original e estilisticamente diversa para ser ignorada. Agora é a exploração do sucesso de “Dark Matter”, uma música feita de forma mais triunfante com confiança, que seria aceita em seus próprios termos.

O álbum é uma amostra de força, duas horas e meia de música que não tem tempo para bobagem. O título de uma única sílaba, um grupo com três componentes, e o toque cara-a-cara fala para a vizinhança desta missão. Gilchrist moldou uma mistura singular de influências—do ragtime ao go-go, do country blues ao postbop, com um inconfundível ímpeto hip-hop—para contar sua estória. O que amarra tudo é sua capacidade para uma espécie de ímpeto improvisador, que lidera a autodescoberta. Muitas das 16 canções, aqui, se sentem como se fossem construídas em partes recortadas em combustão espontânea.

Suas paixões geminadas são justiça e romance. Agora inicia com “Assume the Position”, que primeiro colocou Gilchrist no mapa nacional, quando ele estava no “The Wire”, na TV, em 2007. “Bmore Careful” é outra tomada nas relações da polícia-comunidade em sua cidade natal, seus voláteis brasões pontuados pelos acordes martelados ao piano e o baixo com arco de Herman Burney. E o nome de um blues retorcido é “Bamboozled”.

Um par de canções de amor lança-se no segundo disco. “Tomorrow Is Waiting Now (Sharon’s Song) ” abranda o penetrante efeito de onda do álbum com notas investigativas de Burney e preenchimentos texturais do baterista Eric Kennedy. E “The Wonder of Being Here” é a versão de uma balada clássica de Gilchrist e a mais curta canção é Now em torno de 5:58. A espaçosa separação acústica e instrumental entre os três músicos, que salientam a premência que faz o sentimento tão essencial da música de Gilchrist.

Faixas : CD1: Assume the Position; Bamboozled; Rare Essence; Old Shoes Come to Life; On Your Belly Like a Snake; Say a Prayer for Our Love; Bmore Careful; The Midnight Step Rag. CD2: Tomorrow Is Waiting Now (Sharon's Song); The Wonder of Being Here; Purple Blues; Newly Arrived; Enough; Get Straight to the Point; Can You Speak My Language; Specials Revealed.

Músicos : Lafayette Gilchrist: piano; Herman Burnie: baixo acústico; Eric Kennedy: bateria.

Fonte: BRITT ROBSON (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: