playlist Music

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

MICHAEL FEINBERG - FROM WHERE WE CAME (SteepleChase)

Michael Feinberg maneja o conceito de lugar em “From Where We Came”, onde os originais do baixista tomam seus títulos a partir dos nomes das cidades que fomentou talentos inovadores, um artifício que sugere mais do que uma passagem interessante nas condições formativas, gerando magnificência.

Feinberg inicia o álbum com um solo de baixo desacompanhado, uma configuração provocativa para a explosiva entrada do seu quinteto em “Louisville”. Em honra do boxeador campeão, nascido em Kentucky, Muhammad Ali, a cabeça da melodia dá ao saxofonista Dave Liebman—um peso pesado em seu próprio jeito— espaço para escalar o céu no soprano, enquanto Noah Preminger atua no tenor. O toque aventuroso dos saxofonistas empresta a quantidade certa de efeverscência do som robusto do grupo, ao longo da gravação, a seção rítmica—que também inclui o pianista Gary Versace e o baterista Ian Froman—conduz a amplitude da banda. A sofisticação do baterista com um balanço sereno bop anima “Pontiac” como o baterista Elvin Jones; o rápido Versace, os solos intervalares brilham em “Cairo” para a legenda do beisebol Jackie Robinson e a delicadeza vivaz da melodia de Liebman e Preminger de “East St. Louis” para o nativo de Illinois, Miles Davis. Nem todas as músicas são locomotivas, entretanto. Sentimento, mais que energia, revigora a lânguida “Tryon”, uma homenagem à cantora Nina Simone, e um lento suíngue fundamenta o tributo a John Coltrane, “Hamlet”.

O álbum encerra com “Nogales”, uma faixa saltitante e animada inspirada em Charles Mingus. Na introdução, sem baixo, você pode ouvir Feinberg, perfeitamente, inclinando-se em cada curva do solo. Tal destreza sugere Atlanta, a cidade natal de Feinberg, que é um bom lugar de origem.

Faixas: Louisville; Cairo; Tryon; Pontiac; Hamlet; East St. Louis; Tokyo; Nogales. (56:40)

Músicos: Michael Feinberg, baixo; Dave Liebman, saxofone soprano; Noah Preminger, saxofone tenor; Gary Versace, piano; Ian Froman, bateria.

Fonte: Suzanne Lorge (DownBeat)  
 

Nenhum comentário: