playlist Music

sábado, 4 de dezembro de 2021

REGINA CARTER FREEDOM BAND - SWING STATES - HARMONY IN THE BATTLEGROUND (Tiger Turn/eOne)

Nós estamos afiando a proximidade do 59º aniversário da eleição quadrienal para presidente dos Estados Unidos (NT: Ocorrida em 2020), e isto é o evento central que ancora o esperançoso “Swing States: Harmony In The Battleground” da violinista Regina Carter.

A música nunca aborda a entonação áspera dos protestos do Black Lives Matter (NT: Vidas negras importam), que seguiram o assassinato de George Floyd ou o tenor sentimental circundando a inescapável pandemia do COVID-19. Dois eventos que quase certamente impactarão as decisões dos eleitores. Em vez disto, Carter apresenta engenhosas interpretações de canções idiomáticas associadas aos estados indecisos dos Estados Unidos, que podeiam decidir a próxima época da politica estadunidense.

Carter inicia o álbum com uma recordação com palavras faladas do crescimento em Detroit e diferentes trabalhos de observação cultural através de deliberações individuais. Ela também menciona as observações dos membros da sua antiga família, que lidera as votações. Uma pertinente lembrança dada por recentes relatórios da supressão dos esforços dos votantes e o aniversário do centenário da 19ª Emenda, que trabalhou para dar à mulher nos Estados Unidos o direito de voto. Outros membros da banda—o pianista Jon Batiste, o trompetista John Daversa e o baterista Harvey Mason—providenciam suas próprias memórias de Louisiana, Florida e Kansas.

O tema fundamental da banda é sintonizado através de magistrais lapidações de joia, como a leitura impetuosa de “On Wisconsin! ” e uma tomada afiada no blues de “You Are My Sunshine (Louisiana)”. O ponto alto, entretanto, é a interpretação dramática de “Dancing In The Streets”. Em vez da música estar sendo conduzida com sua assinatura de ritmo martelado, Carter reformula uma balada elegíaca, a líder e Daversa expandindo a melodia através do tempo desajeitado da seção rítmica. Seu violino então cresce com luminoso, ainda que a improvisação oblíqua seja um feito ilustrativo de sua musicalidade aguçada e destreza interpretativa.

Apesar do otimismo cuidadoso permear o último trabalho de Carter, a solenidade serpenteia através de pontos, articulando a gravidade do que os estadunidenses encararão.

Faixas: Harmony In The Battleground: Welcome To Swing States From Regina Carter; Georgia On My Mind; Rocky Mountain High (Colorado); Dancing In The Streets (Detroit, Michigan); Jon Batiste 504; You Are My Sunshine (Louisiana); We Shall Overcome; Harvey Mason In Kansas; Home On The Range (Kansas); John Daversa In The Everglades; Swanee River; Pennsylvania; On Wisconsin!; Faygo Boat Song (Michigan). (49:21)

Músicos: Regina Carter, violino; Jon Batiste, piano; John Daversa, trompete, flugelhorn; Kabir Sehgal, baixo, percussão; Harvey Mason, bateria; Alexis Cuadrado, baixo; Brian Gorrell, saxofone tenor (2, 3, 6, 12).

Fonte: John Murph (DownBeat)

 

Nenhum comentário: