playlist Music

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

TILL BRöNNER/ BOB JAMES - ON VACATION (Sony Masterworks)

Às vezes, as circunstâncias da gravação de um álbum são incongruentes com aquelas do seu lançamento. Till Brönner, Bob James e um círculo de instrumentistas de primeira linha atuaram em “On Vacation” durante um tempo pontuado pelo isolamento e viagens proibidas, quando poucas pessoas têm a habilidade para compartilhar qualquer espécie de escapadela.

Assim, é o álbum—gravado no sul da França durante 2019—ou o tema atrás é um vestígio de outro tempo, que simplesmente modula desatento ou outra coisa genuinamente: uma parte bem tocada de um fantástico escapismo? Talvez, todos os três.

“Lemonade” empreende uma bossa nova efervescente, mas soa como uma distração inconsequente. Brönner favorece seu flugelhorn em relação ao trompete aqui, mas seus trinados em “Save Your Love For Me” são pictoricamente deliciosos. Faixas como “Lavender Fields” evoca a vibração descontraída dos lançamentos clássicos da CTI. Produtores de hip-hop reconhecem que ele é um tecladista com sensibilidade rítmica estonteante, tendo elaborado um número desproporcional de canções, que foram sampleadas, incluindo uma solar, na bateria cravejada de aço, “Take Me To The Mardi Gras”. Lamentavelmente, esta sensibilidade é subutilizada aqui. A pulsação alegre de “Mardi Gras”, ocasionalmente, rompe através das nuvens, aparecendo na interação atraente entre os colíderes em “Elysium”. Porém, a melancolia no trabalho de James em clássicos como “Nautilus” está amplamente desaparecida. É uma impetuosidade que poderia seccionar a doçura enjoativa que está na maior parte de “On Vacation”. Em vez disto, o que os ouvintes obtêm é um ocasional rally musical, marcados por intermitente torpor.

Faixas: Save Your Love For Me; Lemonade; Late Night; Lavender Fields; September Morn; Elysium; I Get It From You; Miranda; Scent Of Childhood; On Vacation; Sunset Vale; Basin Street Blues; If Someone Had Told Me. (65:29)

Músicos: Till Brönner, flugelhorn, trompete, teclados, vocal; Bob James, teclados; Christian Von Kaphengst, baixos elétrico (2) e acústico; Yuri Goloubev, baixo (5, 8, 11, 12); Harvey Mason, David Haynes (2,10), Wolfgang Haffner (3, 4, 7), bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=uPndhNNH9MQ

Fonte:  Ayana Contreras (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: