playlist Music

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

BRASUKA - A VIDA COM PAIXÃO (Outside In Music)

Rosana Eckert, líder vocalista e tecladista da Brasuka, diz que o sabor internacional do sexteto é devido em parte por possuir membros de Cuba, Uruguai e Porto Rico. A banda sediada em Dallas tem estado junta por 10 anos, mas todos eles ensinando seus ofícios, planejando trabalhos e ensaiando, o que não deixa de ser problemático. Todos na banda contribuíram com composições e a produção do álbum, fazendo esta estreia prazerosa.

Arranjos de fluxo livre e soberba musicalidade torna difícil escolher uma faixa favorita. Momentos que inclui “Deusa Do Meu Carnaval”, um samba que inicia com a banda cantando harmonias suaves para acentuar a melodia, então salta para um fluxo livre, com improvisação pesada da percussão, apresentando a flauta e a escaleta de Daniel Pardo e o exuberante suingue do scat da banda. “A Vida Com Paixão” passeia com uma pulsação do reggae, providenciada pelo piano de Eckert e a guitarra elétrica de Tom Burchill.

O ritmo sutil de “Marakandombe” combina o candombe uruguaio e o maracatu, impulsionada pela percussão, música influenciada pela África e pelo Nordeste brasileiro. Eckert canta um melodioso scat que enlaça, sobre uma cadência providenciada pelo bater de palmas da banda, chocalhos e congas, destacados por um solo metálico da guitarra de Burchill. O álbum encerra com um arranjo de rock para “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. É vigorosa, mas não completamente se ajusta aos ritmos complexos internacionais, que constituem o resto do álbum.

Faixas: Samba Jiji; A Vida Com Paixão; Road To Hermeto; Marakandombe; Deusa Do Meu Carnaval; Reina’s Song; Praia Felix; La Higuera; Confundido; Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. (47:44)

Músicos: Rosana Eckert, vocal, teclados, produção; Ricardo Bozas, percussão, produção; Denny Robinson, teclados, piano, vocal, produção; Tom Burchill, guitarra elétrica e acústica, produção; Brian Warthen, baixo, percussão, produção; Jose Aponte, bateria, percussão, produção; Daniel Pardo, flautas, escaleta, produção; Drew Zarembe, flauta, saxofone tenor; Jeff Robbins, saxofone tenor.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: j. poet (DownBeat)  
 

Nenhum comentário: