playlist Music

domingo, 16 de janeiro de 2022

CHAMPIAN FULTON - BIRDSONG

Champian Fulton foi apresentada ao saxofonista alto Charlie Parker durante sua estadia no ventre da mãe. O pai da pianista/vocalista, residente em Nova York, Stephen Fulton tinha uma elevada opinião ("A coisa mais bela que já foi feita") sobre “Charlie Parker With Strings (Verve, 1950)”, assim ele fez uma fita cassete da gravação e a tocava durante a gravidez de sua esposa, Susan: As ondas de som de Charlie Parker e Orquestra atravessando a pele maternal explode dentro do domínio do fluido amniótico para encontrar o caminho dos minúsculos canais da sua orelha, as membranas do tímpano, o destino último —os centros do prazer do crescimento do prazer, trazendo (nós podemos imaginar) um brilhante sorriso pré-nascimento, que não desvaneceu (não supondo aqui) neste dia.

Deve ou não deve ter sido um método da loucura de Stephen Fulton. Porém, se houve uma estratégia, deve ter sido trabalhada. Trinta e alguns anos depois, Champian Fulton oferece “Bird Songs”, uma celebração jubilosa do centenário de Charlie Parker.

Champian e companhia inicia com "Just Friends", uma canção que também se assenta no feitio da produção introdutória da sessão realizada com cordas por Parker. Uma escolha melhor não poderia ter ocorrido. A banda de Champian Fulton tem um suíngue relaxado e fluído. Os vocais de Fulton apresentam sílabas alongadas como massa de pão quente entremeadas com interlúdios de um instrumento de sopro audacioso. O saxofonista Scott Hamilton apresenta um flexível, suingante e elegante solo.

Fulton interpreta músicas compostas por Parker—"Yardbird Suite", "Quasimodo" e "Bluebird"— tão bem quanto números que Parker os transformou como seus....

Fazendo as composições suas, algo que Fulton está fazendo aqui em seu próprio modo suave, a sua "Star Eyes" é viva saindo da discrição, ritmo avançado no estilo da velha escola, com o baixista Hide Tanaka e o baterista Fukushi Tainaka, ou "Dearly Beloved", com Fulton oferecendo sinceridade atrás do solo do sax de Hamilton, soando um pouco como Jutta Hipp. "Out of Nowhere" apresenta um ritmo de rumba com deslumbrante, afiado e suave solo de flugelhorn de Stephen Fulton (o rapaz da fita cassete), enquanto "Bluebird"—uma das melodias mais conhecidas de Bird, encerra o espetáculo com uma autêntica atmosfera do final dos anos 40, início dos anos 50.

Maravilhoso!

Faixas: Just Friends; Yardbird Suite; This is Always; Star Eyes; Quasimodo; All God's Chillun Got Rhythm; Dearly Beloved; Out of Nowhere; If I Should Lose You; My Old Flame; Bluebird.

Músicos: Champian Fulton: piano, vocal; Fukushi Tainaka: bateria; Hide Tanaka: baixo; Stephen Fulton: flugelhorn; Scott Hamilton: saxofone tenor.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=PTgkAf0GAFM

Fonte: Dan McClenaghan (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: