playlist Music

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

DAN MCCARTHY - A PLACE WHERE WE ONCE LIVED

Este encontro musical em Nova York entre o vibrafonista canadense, Dan McCarthy, e a seção rítmica do Bill Frisell Trio – o baixista Thomas Morgan e o baterista Rudy Royston – merece mais que apenas um lançamento digital. O conjunto de músicas apresentadas aqui - 11 originais de McCarthy e uma reinterpretação – foi gravado um dia antes do vibrafonista deixar Nova York, seu lar por 15 anos, para, permanentemente, retornar ao seu país de origem e residir em Toronto.

Talvez, representando o melhor das composições de McCarthy no álbum, a primeira das duas faixas também providencia evidência de poder do desenho de sua capacidade artística instrumental. Enquanto “Sonder” revela uma introdução assertiva do baixo e aterrissa no balanço mágico e assimétrico, cujas reflexões, como em sonho, são incrementadas por um melodicismo caloroso e invólucro harmônico sustentável providenciado pelo líder, “Trail Maker” tem esta força emocional, que eu sempre procuro em uma canção desta natureza. Ambas canções dependem das sutis texturas e de Royston.

O escapismo suingante encontrou em “Cloud Hopping” brisas com a fluidez da linguagem e uma sutileza modal, que relembra o vibrafonista Bobby Hutcherson. Não obstante, se uma influência mais recente está implícita, então Gary Burton, outro vibrafonista magistral, vem referido explicitamente no título de “Desert Roads (For Gary Burton) ”. Neste caso, nós temos elementos pop e folk friccionando no arrebatamento post-bop para criar um forte apelo de interseção

 “I’m Your Pal” de Steve Swallow, que está, também, intimamente conectado a Gary Burton, compartilha qualidades de balada com números que permitem nossas almas elevarem-se. Eu estou me referindo-me a “Sombre Sleep”, um exercício em rubato, e “Goodnight Sweet Cat”, uma “música no ouvido” lenta que me faz querer reproduzir outra vez. Em absoluto contraste a estas faixas, a super dinâmica “Go Berserk” flui com o trabalho das baquetas de McCarthy acelerando contra uma vigorosa grade rítmica.

Com a superlativa interação criando vários momentos de beleza, “A Place Where We Once Lived” é muito mais que algo adequado ao seu tempo.

Faixas : Sonder; Trail Marker; A Short Story About Birds; Cloud Hopping; A Place Where We Once Lived; A Short Story About Distance; Desert Roads; I'm Your Pal; Sombre Sleep; A Short Story About Quiet; Go Beserk; Goodnight Sweet Cat.

Músicos - Dan McCarthy: vibrafone; Thomas Morgan: baixo; Rudy Royston: bateria.

Nota: Este álbum foi considerado, pela JazzTimes, como um dos 40 melhores lançados em 2021.

Fonte: JazzTrail

 

Nenhum comentário: