playlist Music

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

ERNESTO CERVINI – TETRAHEDRON (Anzic)

Apresentando espertos originais do baterista Ernesto Cervini, o experimento post-bop de “Tetrahedron” é enriquecido pela exploração crepitante do jazz fusion do quarteto.

Entonações aveludadas do baixo de seis cordas de Rich Brown, polidamente, persuade nuances intricadas e, sutilmente, demonstra sua maestria na abertura, a clássica “Softly, As In A Morning Sunrise”. Fixando a melodia, o guiarrista Nir Felder e o altoísta Luis Deniz entrelaça-se na alta energia de Rich, “Forward Motion”, com o passeio do baixo e disparos diversos precedendo os pequenos solos assertivos de Deniz e Cervini.

Citando o baterista Matt Wilson como uma influência importante, Cervini modela suas texturas rítmicas com confiança. Magnificentes ataques animados da bateria são feitos com grandeza em sua “Boo Radley”, uma homenagem a To Kill a Mockingbird de Harper Lee. Os ritmos da guitarra e do baixo, aqui, destrincham reminiscências de “Giant Steps”, estabelecendo o espírito afiado e harmonias melancólicas de Cervini. Selecionado por Deniz, “Summit Song” de Bunky Green oferece uma valsa blueseira autêntica, as ideias do quarteto repletas e elevadas por sua astúcia, atitude diferencial. O encerramento, “The Sneaky Two” de Cervini, é inspirada pelo trem 2 de Nova York, inclui a saborosa métrica em 7 sobre a destreza de Brown, como um solo de Deniz apresentando um comando vituoso do seu alto regisro.

Aventurosa e fascinante tomada de risco nas improvisações do quarteto é coberta com talentosas composições e o aparentemente sem esforço uso mágico da técnica, afirmando que este líder da banda é uma artista em ascensão.

Faixas: Softly, As In A Morning Sunrise; Forward Motion; Angelicus; Boo Radley; Stro; Summit Song; Wandering; The Sneaky Two. (47:44)

Personnel: Luis Deniz, saxofone alto; Nir Felder, guitarra; Rich Brown, baixo elétrico; Ernesto Cervini, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=X70nVEg9W0g

Fonte: Kerilie McDowall (DownBeat)    

 

Nenhum comentário: