playlist Music

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

FRANK KIMBROUGH - ANCESTORS (Sunnyside)

A dor da repentina morte de Frank Kimbrough em 30 de Dezembro de 2020 ainda parece recente. Seu álbum póstumo “Ancestors”, gravado em Junho de 2017, é maravilhoso para termos a dimensão do que o jazz perdeu. Kimbrough foi um artista especial, em seus próprios projetos (tais como seu trabalho monumental, em seis CDs, sobre Monk, “Monk’s Dreams”) e de outros (tais como seu papel essencial na orquestra de Maria Schneider).

A instrumentação aqui é invulgar: Kimbrough ao piano, Kirk Knuffke no cornet e Masa Kamaguchi no baixo. Knuffke é mais associado com a centro-esquerda do jazz do que Kimbrough, mas eles são significantes entre si. Kamaguchi é menos conhecido, mas sua mentalidade também se ajusta à premissa desta ocasião, que estabelece três intuitivos improvisadores abnegados, livres no espaço aberto (sem bateria), e os deixa fluir. As composições de Kimbrough como “November” e “Jimmy G” soam como se estivessem pensando em si mesmo e em voz alta, e respondendo aos outros. Knuffke toca linhas de lirismo enigmático, que parece florescer a partir das formas cristalinas do piano de Kimbrough.

Kimbrough foi um artista que foi leal ao momento. Este trio nunca tocou uma nota antes da gravação desta sessão. Em “Waiting in Santander”, o momento clama por suspense e Kimbrough circunda Knuffke com densos e dramáticos tremolos. Em “Air”, amanhece, e Kimbrough traça brilhantes correntes de simples notas de piano todas através de pulsações melancólicas de Kamaguchi. O pianista criou arte a partir das notas, mas também desde os silêncios entre eles.

Talvez a retrospectiva que dá a este álbum seu aspecto de finalidade, de despedida de soma. Porém, sua atmosfera de arrebatadora contemplação culmina em uma atual elegia, “All These Years” da esposa de Kimbrough, Maryanne de Prophetis. Ela compôs para seu pai, mas é perfeita como o último movimento de “Ancestors”, um belo presente que Frank Kimbrough deixou para trás.

Faixas

1. Waiting in Santander

2. Air

3. November

4. Ancestors

5. Eyes

6. Jimmy G

7. Beginning

8. Union Square

9. Over

10. Solid

11. All These Years

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 ½ estrelas

 Fonte: THOMAS CONRAD (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: