playlist Music

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

FRANK WOESTE – POCKET RHAPSODY II (ACT)

Este intrigante álbum inicia com “Clara”, uma peça curta para piano e trompete, que estabelece um humor reflexivo. A segunda faixa, “Parlance”, inicia com um tema entrelaçado —tocado no Rhodes, baixo e bateria—que preserva a qualidade reflexiva da faixa de abertura, mas tece um contraponto. O líder Frank Woeste trabalha efetivamente com ferramentas minimalistas ao longo desta peça, alternando interlúdios em um teclado desacompanhado e seções solo, o tema bombeando em ostinato abaixo de um solo de trombone. Um coro, cantando em vocalese, banha a performance em um toque surdinado de sombra e luz.

Estes dois trabalhos projetam o que segue. Às vezes, a interação das partes contorna o que está muito ocupado, assim isto contrasta com contribuições do coro, que são menos nuançadas, mais dramáticas. Em “Mirage”, esta impressão intensifica com uma batida fechada de Stéphane Galland, sua abertura no chibal entre cada batida, sugerindo um balanço disco anacrônico. Em outras partes, Woeste permite que o profundo e reverberante tratamento do seu Rhodes empurre-o através do smooth jazz. Porém, tudo pode ser partido em dois elementos: a destreza em ajustar partes complementares de ritmos e uma sensibilidade para a textura. “Pocket Rhapsody II” puxa a beleza da sombra para todos ouvi-la.

Faixas: Clara; Parlance; Mirage; Wintersong; Bold; Tryptique I; Tryptique II; Tryptique III; Noire Et Blanche; Clair Obscur; Pocket Rhapsody. (47:06)

Músicos: Frank Woeste, teclados; Eric Vloeimans, trompete; Robinson Khoury, trombone; Julien Herné, baixo; Stéphane Galland, bateria; Oscar Woeste (8), Children’s Choir Maîtrise des Hauts-de-Seine, vocal.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_l1BehEwD3U

Nota : Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Bob Doerschuk (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: