playlist Music

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

JONATHAN BLAKE - HOMEWARD BOUND (Blue Note)

O baterista Johnathan Blake é uma estrela do jazz em ascensão como acompanhante impressivo e gravações solo. A última, “Homeward Bound”, é sua estreia na Blue Note, e condizente com um dos seus mentores, o recentemente falecido organista (e estrela da Blue Note) Dr. Lonnie Smith.

“Homeward Bound” apresenta o saxofonista alto Immanuel Wilkins, o tecladista David Virelles, o vibrafonista Joel Ross e o baixista Dezron Douglas, mas é Blake que põe a mesa com o solo de um minuto em “In the Beginning Was the Drum”. O título subsequente da composição do baterista, então, a explora profundamente. Após uma apresentação de Douglas, ele e Blake estabelecem uma cadência de 5/8, que inspira intercâmbios de solo entre Wilkins e Ross e uma ruptura do piano de Virelles, que atua no Fender Rhodes ao longo da peça majestosa.

Outros originais de Blake inclui a evocativa “Rivers & Parks”, na qual todo mundo, exceto ele, impressionantemente sola; “On the Break”, um interlúdio entre Douglas e Virelles e a vitrine para o quinteto “LLL”. Esta faixa feérica é impulsionada pela introdução propulsiva do baterista, atiçada por solos do piano e vibrafone, e mantido a partir da difusão do controle, ancorando as linhas de Wilkins e Douglas. O baixista também contribui em “Shakin’ the Biscuits”, que se aproxima do território do free-jazz antes do seu tema baseado no blues, com Virelles adicionando figuras no MiniMoog ao seu piano acústico e elétrico.

 “Abiyoyo” arranjada por Blake, sua tomada do tradicional tema sul-africano, com uma introdução relembrando “The Drum Also Waltzes” de Max Roach e “Homeward Bound” finaliza com uma surpreendente tomada do sucesso pop de 1982, “Steppin’ Out”, de Joe Jackson. Virelles toca uma introdução abstrata ao piano, antes de declarar a melodia vocal dentro de ritmos em 6/8 de Douglas e Blake, afastando o sentimento o original. O encerramento em 10 minutos, que é uma vitrine para Wilkins, cujo solo penetrante inclui alguns criativos ganidos, antes dos assertivos floreios de Blake colocarem os procedimentos em casa.

Faixas

1 In The Beginning Was The Drum

2 Homeward Bound (For Ana Grace)

3 Rivers & Parks

4 Shakin' The Biscuits

5 Abiyoyo

6 On The Break

7 LLL

8 Steppin' Out

Músicos: Jonathan Blake (Bateria); Immanuel Wilkins (saxofonista alto); Joel Ross (vibrafonista); David Virelles (tecladista); Dezron Douglas (baixista).

Nota: Este álbum foi considerado, pela JazzTimes, um dos 40 melhores lançados em 2021 e pela DownBeat com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: BILL MEREDITH (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: