playlist Music

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

MARC CARY - LIFE LESSONS (Sessionheads United)

Desde o início de sua carreira de mais de 30 anos, o pianista/tecladista Marc Cary teve uma fantástica habilidade para soar como o futuro. Isto permanece verdadeiro em “Life Lessons”, mesmo com uma significante parte do álbum refletindo o passado de Cary —a justaposição que faz tudo mais intrigante.

Reconhecidamente, a maioria disto vem da fluência de Cary nos teclados eletrônicos. As camadas do sintetizador em “Phase 2”, combinadas com as batidas da bateria de Diego Joaquin Ramirez, poderia muito bem emanar de um clube de dança subterrâneo. Mesmo assim, o Fender Rhodes não é uma moderna engenhoca que Cary faz soar como sua alegria fértil em “It’s Not a Good Day to Die” e o baixo Moog que Dan Chmielinski toca nesta faixa é quase uma peça de museu. Em todos os momentos eles soam modernos e avançados.

“It’s Not a Good Day to Die” tem estado no repertório de Cary há 20 anos, composta em memória da morte de Amadou Diallo em 1999. Em outro lugar, ele revisita a música da sua antiga mentora, Abbey Lincoln (“And It’s Supposed to Be Love”, “Learning How to Listen”) e do amigo Roy Hargrove (“Trust”). No entanto, mesmo “Learning”, é uma balada com toque gospel que é “jazz clássico”, tanto quanto aparece para contornar as extremidades, com os acordes brilhantes do piano de Cary, trazendo uma espécie de urgência e solos dele e Chmielinski (aqui em um baixo mais tradicional) constantemente vigiando o novo com possibilidades sutis e balançantes. Então há “It’s Tricky”, uma agitação impressionante de Monk, Waller e ritmos suinguantes encontram a matemática fractal, que traz uma esperança para seus colegas Jason Moran e Vijay Iyer serem notados.

Enquanto ocorre tudo isto, o álbum não enfatiza a técnica vistosa. Cary é de plena profundidade emocional, como em “Dreamlike” e na solene “God Is Love”. Que ele pode também, simultaneamente, olhar para trás e para frente e faz de “Life Lessons” uma coisa a se observar.

Faixas

1 And It’s Supposed to be Love 03:56

2 It’s Tricky 02:14

3 It’s Not A Good Day to Die 07:32

4 Equilibrium 03:49

5 Trust 05:00

6 Learning How To Listen 05:22

7 Dreamlike 03:46

8 Incantation 03:54

9 God Is Love 03:38

10 Without Walls 07:18

11 Phase 2 06:44

12 Listen Still 03:32

13 Trust (Solo) 03:49

14 It’s Not A Good Day to Die (Perspective) 04:51

 Fonte: MICHAEL J. WEST (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: