playlist Music

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

VARIOUS ARTISTS - INDABA IS (Brownswood)

África do Sul é um lar para algumas brilhantes e crescentes cenas de jazz e música improvisada, assim, não é surpresa ver o selo degustador Brownswood de Gilles Peterson encaminhando a mensagem. Em “Indaba Is”, uma compilação selecionada pelo pianista/compositor Thandi Ntuli e o vocalista Siyabonga Mthembu (do grupo de performance artística, Brother Moves On), onde laços de comunidade, marcas da história e o espírito do momento fundem-se.

O pianista “Ke Nako” de Bokani Dyer inicia o álbum com uma imediata justaposição de tempos e tensões: O título acena para uma frase destinada a encorajar o voto na primeira eleição do país após a queda do apartheid, mas propicia uma linguagem rítmica e uma firme vocalização para uma exploração de identidade no presente (e onde deve liderar). As glórias esmaltadas de “Umthandazo Wamagenge” do Brother Moves On segue negociando com a conexão e divisão através de variados estresses e fraturas. “All Ok” do trompetista Lwanda Gogwana se inclina a um modernismo relaxado e ecos do Eastern Cape (NT – Eastern Cape [Cabo Oriental] é uma província da África do Sul criada em 07/05/1994). E “What Is History” de Wretched bate firme com a inclusão de amostras de pensamentos provocantes vocalizados diretamente e endereçados ao conflito racial, política armada e passado maculado da África do Sul.

O clima mais suave é acenado pela relaxante e espacial guitarra de Sibusile Xaba em “Umdali”. Há um passeio comovente em sete segmentos, em movimento, em “The Ancestors -Prelude to Writing Together”. “Dikeledi” de Ntuli apresenta um cintilante R&B e inclinação neo-soul, enquanto toca na fricção entre ideias individuais e as realidades do poder coletivo. “Abaphezulu” de iPhupho L’ka Biko, apresentando Mthembu e a banda Indo-jazz, Kinsmen, oferece uma clara fusão entre o nativo africano e linhagens do Sul da Ásia.

Se você está buscando o som da África do Sul, você encontrará aqui, ou em qualquer lugar, a propósito, já que uma única característica não existe. Porém, para uma degustação de muitos sabores neste local, e uma sugestão de profundas referências históricas e culturais informando a música, “Indaba Is” a cobriu para você.

Faixas

1 Bokani Dyer - Ke Nako

2 The Brother Moves On - Umthandazo Wamagenge

3 Lwanda Gogwana - All Ok

4 The Wretched - What is History

5 Sibusile Xaba with Naftali, Fakazile Nkosi, & AshK - Umdali

6 The Ancestors - Prelude to Writing Together

7 Thandi Ntuli - Dikeledi

8 iPhupho L'ka Biko ft Siyabonga Mthembu & Kinsmen – Abaphezulu

 Nota: Este álbum foi considerado, pela JazzTimes, como um dos 40 melhores lançados em 2021.

 Fonte: DAN BILAWSKY (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: