playlist Music

sábado, 26 de fevereiro de 2022

CAROLINE DAVIS - PORTALS, VOLUME 1: MOURNING (Sunnyside)

O álbum anterior de Caroline Davis para a Sunnyside, “Heart Tonic (2018) ” (Nota: resenha publicada neste blog em 18/12/2019), foi inspirado pela pesquisa da saxofonista alto sobre a descoberta de que seu pai tinha uma arritmia cardíaca. Ele faleceu dois anos atrás, e com “Portals, Volume 1: Mourning”, Davis sintoniza seu pesar em um trabalho de originais cativantes, que refletem sua perda e a ajuda a maneira de aproximar-se de um relacionamento amoroso, que não foi, entretanto, tão profundo quanto ela teria gostado.

O quinteto regular de Davis está acrescido de um quarteto de cordas, que ajuda a evocar a mistura de emoções de um processo de luto. Apenas conforme as cordas iniciam o som suave (“Highlighter Hearts”), eles imediatamente seguem com um interlúdio de 51 segundos de tensos arranhões e rangidos (“On Stone”). Esta espécie de contraste está, também, presente no próprio toque de Davis, que pode passar de linhas encrespadas para agrupamentos de notas (“The Inflated Chariot Awaits Defeat”). Atrás dela, o baterista Alan Mednard trata o tempo elasticamente, agindo como um catalizador para a performance da saxofonista. A qualidade angular de “Yesterday’s Seven Thousand Years” oferece uma boa vitrine para sua habilidade de impulsionar, completamente, a liberdade rítmica.

Ao lado do título, o álbum oferece pouca informação sobre a inspiração de Davis ou as fontes para os interlúdios falados, que abrange de The Rubaiyat à correspondência com seu pai. Na balançante “How to Stop a Drop of Water from Evaporating”, ela repetidamente responde à charada do seu pai em falsete, “Throw it into the sea”, um ponto que pode ser facilmente perdido. Sem o segundo plano textual, “Portals” deve ser um pouco enigmático, mas ainda se sustenta como um lançamento forte, combinando sentimentos instáveis do luto com a paz que pode ser alcançada após alguma profunda autoanálise.

Faixas

1.Yesterday's Seven Thousand Years 08:00

2.Hop On Hop Off 07:34

3.Highlighter Hearts 07:35

4.On Stone 01:12

5.How To Stop a Drop of Water From Evaporating 04:13

6.Acephalous Placebo 08:32

7.Respite 01:38

8.Left 07:44

9.Faced 02:01

10.The Inflated Chariot Awaits Defeat 10:12

11.Worldliness and Non-Duality 06:44

 Músicos: Caroline Davis – saxofone alto; Marquis Hill – trompete; Julian Shore – piano; Chris Tordini – baixo; Allan Mednard – bateria; Mazz Swift – violino; Josh Henderson – violino; Joanna Mattrey – viola; Mariel Roberts – cello

 Fonte: MIKE SHANLEY (JazzTimes)

 

Um comentário:

sachimachac disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.