playlist Music

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

CORY WEEDS - DAY BY DAY (Cellar Live)

Como nós lutamos neste período de autoisolamento causado pela pandemia global de 2020, vem Cory Weeds com um lançamento charmoso de um novo quarteto ancorado pelo pianista David Hazeltine e denominado, adequadamente, “Day By Day”. Mal sabia que os participantes realizavam uma gravação, que ocorreu em Agosto de 2019, que, posteriormente, a maioria da população estaria vivendo day by day (NT: dia a dia), olhando de frente um pesadelo, que deve chegar ao fim.

Neste trabalho composto de dez faixas, a maioria das composições são canções populares bem conhecidas, ao lado de poucas inéditas. Todos os arranjos são do pianista Hazeltine. Nenhum novo fundamento é quebrado aqui. Este é um recital de músicos contemporâneos, que demonstram afinidade pela música e entre si, portanto, apresentando o material com sinceridade, mas com abordagem vistosa.

A faixa de abertura é uma composição de Cory Weeds, "Blues De Troye". Este é um blues apenas no nome e certamente não se ajusta ao padrão de 12 compassos da tradição do blues. Entretanto, balança ao lado de um estilo expressivo com Weeds e Hazeltine improvisando com um fluxo livre.

O balanço do disco gira em estilo suave, devido, em não pequena medida, à musicalidade de Weeds e Hazeltine. Weeds é um instrumentista artístico, que geralmente não vagueia longe da melodia. Porém, dado o próprio veículo, tal como a canção de Jimmy Van Heusen / Johnny Burke,"Nancy With The Laughing Face", Weeds toma vantagem da vibração latina de Hazeltine para apresentar o número com autoridade e segurança.

David Hazeltine é um pianista que traz o conhecimento da história do jazz dentro do seu estilo de interpretação. Se está liderando seu próprio trio, ou trabalhando com outros grandes jazzistas como Joe Henderson ou Pepper Adams, ele está constantemente adaptando as formas e estruturas das composições  que são partes do seu repertório.

A composição de Hazeltine, "Relatively Minor", é uma boa representação de sua abordagem para o teclado. É uma peça maravilhosamente estruturada, alimentada pela energia e preenchida com magnetismo e propósito. Nos solos de Valentine e Weeds exibem-se bom gosto e comando harmônico da estrutura, enquanto o baixista Ken Lister e o baterista Jesse Cahill constroem um balanço suingante.

Apesar de tudo, este lançamento é um bem-vindo adiamento em um tempo incerto.

Faixas: Nobody Else But Me; Blues De Trove; Nancy With A Laughing Face; It Could Happen To You; Sterling Silver Sailboat; Relatively Minor; Day By Day; Tangerine; Lullabye Of The Leaves; The Shining Sea.

Músicos: Cory Weeds: saxofone alto; David Hazeltine: piano; Ken Lister: baixo acústico; Jesse Cahill: bateria.

Fonte: Pierre Giroux (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: