playlist Music

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

DJANGO BATES – TENACITY (Lost Marble)

O projeto mais recente de Django Bates marca a convergência de dois aniversários: o sexagésimo do pianista e o centenário de Charlie Parker. O falecido saxofonista está permanentemente na mente de Bates, uma fonte de inspiração valiosa para inventiva reflexão.

“Tenacity” também explora uma confluência do profundo mergulho do líder, trabalho iconoclástico em grupos maiores e em trabalhos intimistas com trio, combinando seu trio Belovèd (formado pelo baixista Petter Eldh e pelo baterista Peter Bruun) com a Swedish Norrbotten Big Band.

Bates tem atuado de forma fascinante, irreverente e virtuosa em músicas para orquestra desde seu trabalho com Loose Tubes nos anos 80 e, em “Tenacity”, ele cria uma selvagem tapeçaria, mas profundamente musical. Tal trava-língua clássica do bop de Bird como em “Donna Lee”, “Ah Leu Cha” e “Confirmation” é colocada através do liquidificador desconstrutivista de Bates para emocionar no fim. Em músicas associadas ao saxofonista— “Laura” e “Star Eyes”—Bates evita interpretações estáticas, oferecendo mudanças mercuriais, extravagâncias sonoras e passagens dinâmicas. Porém, a própria voz composicional de Bates também é vital para o álbum, abrangendo desde a flexível e livre-encontra-fixo “We Are Not Lost, We Are Simply Finding Our Way” à sua luminosa “The Study Of Touch”. Contrastando com a versão introspectiva do seu álbum de 2017 pela ECM, a orquestra Touch é espremida com alguma ginástica orquestrais, mas retorna à frente lírica. Um desenlace tranquilo.

Outra graciosa resolução surge na forma de encerramento em “Tenacity”, seguindo todas as energias intelectuais, engenhosas e extáticas no mais fino trabalho, até agora, do sempre tenaz maestro.

Faixas: Cordial; Ah Leu Cha; Donna Lee; Laura; Confirmation; We Are Not Lost, We Are Simply Finding Our Way; The Study Of Touch; My Little Suede Shoes; Star Eyes; Tenacity. (53:10)

Músicos: Django Bates, piano, vocal; Petter Eldh, baixo, vocal; Peter Bruun, bateria, vocal; Norrbotten Big Band.

Fonte: Josef Woodard (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: