playlist Music

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

DON BRADEN/JORIS TEEPE QUARTET - IN THE SPIRIT OF HERBIE HANCOCK (O.A.P)

Uma sequência do lançamento deles em 2017, “Conversations”, esta é gravação de um concerto ao vivo em 2019, The Netherlands, que apresenta parceiros de longa data, Don Braden e Joris Teepe, acompanhado pelo pianista holandês Rob Van Bavel e pelo baterista estadunidense, Owen Hart Jr. Van Bavel, um veterano da cena jazzística europeia, que viria a ser uma revelação aos fãs do jazz nos Estados Unidos. Seus dotes ficam aparente imediatamente na abertura, uma relaxada “Maiden Voyage”, que encontra o pianista exibindo sua proficiência e explorando sem castigo o seu solo. O arrojado solo do tenor de Braden é desenfreado e delicioso aqui, embora alguém perca a harmonia do trompete na versão original. Teepe também apresenta um virtuoso solo de baixo, enquanto Hart exibe um relaxamento e propensão para o melodismo no trabalho, balizando os procedimentos.

Estimulante reimaginação de Teepe para “Watermelon Man”—plena de rearmonização e intricadas pausas nos tempos de parada — é estimulada pela condução do senso de suíngue de Hart e interativo abandono. Van Bavel está funkeado aqui, enquanto, também, impulsiona o pacote harmônico durante o espirituoso exercício conforme ele, astutamente, alude a “Giant Steps” em seu solo.

A banda lida com “Actual Proof” como uma balada magnífica e apresenta um toque notavelmente expressivo de Braden. A suave interpretação do quarteto para “Butterfly” exibe o toque de flauta de Braden, então o extenso solo de piano de Van Bavel, com sabor gospel, na introdução de “Driftin’”, estabelece a entonação recreativa em 3/4 do clássico do soul-jazz. “Role Model” de Teepe e “The Ingenious Catalyst” de Braden também estão firmemente no espírito homônimo do álbum.

Faixas: Maiden Voyage; Watermelon Man; Actual Proof; Speak Like A Child; The Ingenious Catalyst; Role Model; Butterfly; Driftin’; Yesterdays. (67:32)

Músicos: Don Braden, saxofone tenor, flauta; Joris Teepe, baixo; Rob Van Bavel, piano; Owen Hart Jr., bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=KLv3KhXeGEk

Fonte:  Bill Milkowski (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: