playlist Music

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

GUY MINTUS TRIO - A GERSHWIN PLAYGROUND (Enja)

Quando interpretando standards, alguém pode provocar sorrisos de reconhecimento conformando-se às expectativas. É fácil, se não especialmente audacioso. Ou você pode assumir mudanças, desafiar a você mesmo a encontrar algum novo ângulo na música, enquanto se põe em risco se cometer um erro humilhante.

Guy Mintus não apenas cruza a linha, ele a elimina. Suas ousadas reimaginações para cada faixa, animadas por seus brilhantes companheiros, leva os ouvintes a um passeio de foguete para as alturas, onde eles podem ver estas músicas como se fosse pela primeira vez. Toques recorrentes revelam uma profunda adaptabilidade ao estilo composicional de Gershwin, repertório que o pianista Israelense diz ser “relevante, com múltiplas camadas e pleno de possibilidades”.

Em “Summertime”, o trio corre para a balada querida no tempo intenso, preparando uma mistura incongruente de funk e ingredientes latinos. Em seu vocal, Mintus segue seu próprio curso, com modalidade, nuances do Oriente Médio complementando a melodia. De lá, eles afluem rapidamente através de uma casa com cores alegres e surpresas, com o líder criando um piano uníssono/ solo em scat que impulsiona a canção para mais longe. Estes fogos de artifício, finalmente, iluminam o espírito da composição; é irreverente e reverente ao mesmo tempo.

As revelações mantêm-se aparecendo: os lamentos sem palavras que iniciam “I Loves You Porgy”, o tratamento firmemente inesperado de “They Can’t Take That Away From Me” (que exibe o baixo de Omri Hadani), o selvagem andamento e impacto final em “Let’s Call The Whole Thing Off”. Porém, “Rhapsody In Blue” prolonga-se. Do seu próprio jeito, Mintus toca uma fantasia, deslizando de passagens escritas para improvisadas, incluindo uma fusion furiosa de passos largos e klezmer. Puro e simples, é uma demonstração de força.

Faixas: Let’s Call the Whole Thing Off; Fascinating Rhythm/I Got Rhythm; The Man I Love; It Ain’t Necessarily So; I Loves You Porgy/Prayer For Healing; They Can’t Take That Away From Me; Someone To Watch Over Me; Rhapsody In Blue; Summertime. (47:06)

Músicos: Guy Mintus, piano, vocal; Omri Hadani, baixo; Yonatan Rosen, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_XoFreJh4iM

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 ½ estrelas.

Fonte: Bob Doerschuk (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: