playlist Music

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

KIRK KNUFFKE – BRIGHTNESS: LIVE IN AMSTERDAM (Royal Potato Family)

Uma voz espirituosa na tradição subversiva de Lester Bowie e Don Cherry, o cornetista Kirk Knuffke persuasivamente atravessa a divisão dentro-fora em “Brightness: Live In Amsterdam”. Uma companhia para “Arms & Hands” de 2015, que também emparelha o líder com o baterista Bill Goodwin e o baixista Mark Helias, está nesta gravação despreocupada em Bimhuis em Amsterdam, que apresenta o trio engenhoso invocando espíritos em modelo orgânico e desinibido.

Exibindo técnica ilimitada e espírito criativo para emparelhamento, o comando de Knuffke em seu instrumento permite-lhe ir em qualquer parte do seu coração e a mente o lidera. Caso esteja abraçando o cardápio free–bop como “Odds”, dedicado ao falecido mestre do saxofone soprano Steve Lacy, ou mais números exploratórios como o tributo ao intrépido Jimmy Lyons, “That’s A Shame” e a dramática e engenhosa “Spares And Falls”, o grupo altamente interativo alcança algo extático neste trabalho ousado e altamente carregado.

A faixa título, dedicada a Sun Ra, inicia com uma série solo, que cobre e estende as técnicas de Knuffke antes de seus parceiros ultra empáticos unir-se a uma espécie de valsa encantadora. Goodwin exibe um toque fascinante e suavemente suingante com escovinhas, então passa para um ritmo relaxado de uma parada de New Orleans em “Rise”, dedicada por Knuffke ao baterista e colega Kenny Wollesen. O cornetista também realiza sua estreia vocal com duas canções, demonstrando uma qualidade objetiva e expressiva em rubato para “White Shoulders” e em um número mais fundamentado e carregado “The Mob, The Crowd, The Man”, ambos contendo pedaços de textos do poeta Carl Sandburg. É um breve desvio neste passeio selvagem.

Faixas: Live In Amsterdam: Brightness; Rise; White Shoulders; Odds; The Mob, The Crowd, The Mass; That’s A Shame; Spares And Falls. (45:02)

Músicos: Kirk Knuffke, cornet, vocal; Mark Helias, baixo; Bill Goodwin, bateria.

Fonte: Bill Milkowski (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: